Conferência Municipal de Meio Ambiente: inscrições abertas até esta quinta (1º)
Por Marketing, postado em 01/08/2013
As inscrições para 1ª Conferência de Meio Ambiente de Cariacica estão abertas até esta quinta-feira (1º). O evento, aberto ao público, acontecerá entre os dias 2 e 3 de agosto na Faesa, Campus Cariacica, no bairro de Alto Lage. Ela norteará o debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e deliberará propostas para as conferências Estadual e Nacional de Meio Ambiente. O cadastro para participação deverá ser feito na sede da secretaria, em Campo Grande.
Para o secretário de Meio Ambiente, Renan De Nardi De Crignis, o momento da Conferência é um foro privilegiado tanto na discussão, quanto ao direcionamento de ações a serem tomadas pertinentes ao tema principal. “Esperamos a participação ativa dos segmentos da sociedade, uma vez que a questão ambiental é prerrogativa de todos”, afirmou.
A Conferência Municipal de Meio Ambiente é essencial para que a sociedade civil, empresariado e o poder público entenda a implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que é um dos principais instrumentos da PNRS. Com ele, são estabelecidas diretrizes e metas essenciais à gestão dos resíduos sólidos no Brasil. A meta mais ousada, e de maior impacto, é o cumprimento da Lei 12.305/2010, que visa a eliminação dos lixões até 2014.
Para que se cumpra a Lei, é necessário programar, juntamente com os municípios, Estados e a sociedade civil, um conjunto de ações, tais como o incentivo à coleta seletiva e o apoio à elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos municipais e estaduais. Com isso, os municípios são responsáveis também pela implementação da coleta seletiva de resíduos, necessária para o aumento da reciclagem, da compostagem, dos resíduos orgânicos e também para a inclusão dos catadores de materiais recicláveis.
Cariacica Recicla
Em contrapartida, a Prefeitura, por meio da secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), já viabiliza ações que farão parte do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que está sendo construído. Uma delas é o Programa Cariacica Recicla, que tem como objetivo principal a separação dos resíduos em sua origem (residências, comércios, indústrias e outros), além de maximizar a reciclagem, gerar emprego e renda, dispor os resíduos gerados adequadamente e cumprir a legislação e as normas aplicáveis. Hoje, todo material reciclável recolhido no município é encaminhado para associações de catadores. O programa, criado em 2008, abrange atualmente os bairros Vila Capixaba, Sotelândia, Caramuru, Nova Canaã, Flexal I e Flexal II.
Eixos temáticos da Conferência
A Conferência Municipal será aberta ao público, e discutirá a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a mudança nos padrões de produção e consumo explorando quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Impactos Ambientais; Geração de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Ambiental.
Estes temas são os mesmos da Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. O encontro terá o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Programação da 1ª Conferência de Meio Ambiente de Cariacica
Dia 2 de agosto (sexta-feira)
18h: coquetel e credenciamento (lista de presença)
19h: abertura com o prefeito
19h30: palestra com a promotora de Justiça estadual e dirigente do Caoa (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, de Bens e Direitos de Valor Artístico, Estético, Histórico, Turístico, Paisagístico e Urbanístico), Isabela de Deus Cordeiro
20h: palestra com a coordenadora do Instituto Ideias, Tereza Cristina Romero
20h30: debate
21h: encerramento
Dia 3 de agosto (sábado)
8h: coffee break e credenciamento dos delegados
8h30: leitura para aprovação do Regimento da Conferência
9h30: plenária por eixos temáticos
12h30: almoço
13h30: plenária geral
16h: coffee break
16h20: reunião dos segmentos para definição dos delegados para a Conferência Estadual
17h: plenária final
Local da Conferência: Faesa, Campus Cariacica, bairro Alto Lage.
Inscrições: até o dia 1º de agosto, das 8h às 16h.
Local: Rua João Lopes Rogério, nº6, Edifício Christi, 3º andar, Campo Grande (Acima da Farmácia Popular).
Informações: 3346-6395.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira