Secretaria de Educação cria grupo de trabalho para gerenciar arquivos

Criação do Grupo de Trabalho vai agilizar organização de documentos que farão parte do arquivo setorial.FOTO:  Divulgação

Criação do Grupo de Trabalho vai agilizar organização de documentos que farão parte do arquivo setorial.FOTO: Divulgação


Com o propósito de criar o arquivo setorial, a secretaria de Educação (Seme), em parceria com a de Administração (Semad), está capacitando servidores na organização de documentos. Já aconteceram três encontros, e o resultado é a formação de um grupo de trabalho, que irá acompanhar e auxiliar as gerências no que diz respeito ao diagnóstico dos problemas relacionados ao trâmite de processos, preservação e arquivamento dos mesmos.


As capacitações serão mensais. Com elas, é esperado orientar a criação da política de organização documental interna que, futuramente, fará parte do arquivo setorial. Com isso, os setores terão custo e tempo reduzidos nas rotinas administrativas. E, segundo o secretário da Seme, Saulo Andreon, além de agilidade na rotina, isso trará resultados positivos para a administração pública. “Em curto prazo temos o aprendizado no que diz respeito a gerenciamento. Em longo prazo, teremos informações devidamente arquivadas e organizadas, que ajudarão em pesquisas até mesmo acadêmicas”, afirma.


A frente da capacitação estão os arquivistas da Semad e Seme juntamente com a arquivista Leandra Nascimento Fonseca, que cuida do Arquivo Municipal de Cariacica. Um pouco da experiência acadêmica por eles adquirida é partilhada, principalmente, com um foco aplicado à administração pública municipal.


Participante de três capacitações e futura integrante do grupo de trabalho, Ana Silvia Bubach Rossi atua no apoio administrativo e avalia ser de grande importância. “A Lei de Acesso à Informação (Lai) está sendo regulamentada pelos municípios. E essa capacitação é um grande passo na administração pública”, comenta.


A Lei 12.527/2011 de acesso à informação dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e municípios, com o fim de garantir o acesso a informações. E subordinam-se ao regime desta Lei os órgãos públicos integrantes da administração direta dos poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público; as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e municípios.


O arquivo setorial irá arquivar todos os documentos da Seme. Porém, é um projeto que está a vista em longo prazo. A intenção é, no futuro, todos os documentos servirem como uma memória de educação municipal e servir de pesquisa.



Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira