Problemas com produtos e serviços geram maior número de reclamações no Procon
Por Marketing, postado em 31/07/2013
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Estabelecimentos comerciais são alvo de maior número de reclamações dos consumidores em Cariacica.FOTO: Divulgação
Em Cariacica, os estabelecimentos comerciais são os alvos do maior número de reclamações dos consumidores que procuraram a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no primeiro semestre de 2013. Ao contrário do que diz o senso comum quando o assunto é reclamação do consumidor, a telefonia aparece apenas em terceiro lugar, sendo superado também por assuntos financeiros.
De janeiro a julho, as reclamações no município foram divididas entre produtos (516), assuntos financeiros (328) e serviços essenciais (326). O balanço mostrou que 33% dos registros neste período foram referentes a produtos vendidos no comércio em geral, com necessidade de troca ou devolução por vício e/ou defeito. Na sequência, ficaram as reclamações sobre assuntos financeiros, com 24%, envolvendo reclamações contra bancos e financeiras devido a taxas, cobranças indevidas, empréstimos duvidosos e juros altos. Já em terceiro lugar ficaram os serviços essenciais, classe que se concentra em sua maioria reclamações contra operadoras de telefone fixo e móvel.
Diante desses números, para evitar dores de cabeça, o consumidor deve se manter atento aos detalhes da negociação, principalmente aos prazos para troca, ou ao contrato. Deve atentar também quanto à relação de garantias oferecidas pelo fornecedor.
“É sempre importante verificar a conduta do fornecedor perante reclamações dos consumidores. Para isso, basta verificar a lista dos mais reclamados do município, que se encontra atualizada no site da prefeitura”, afirmou Thaiz de Sousa, a gerente do Procon de Cariacica. O link com essas informações pode ser acessado na página da secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit).
O consumidor que se sentir lesado ou precisar de assessoria para tirar dúvidas pode procurar o Procon, que agora está em novo endereço, no prédio da secretaria de Cidadania e Trabalho, em Campo Grande, ou pelo telefone 3346-6324/6312.
Ação especial de Dia dos Pais
Com a proximidade de mais uma data festiva, o Dia dos Pais, o Procon de Cariacica marca um compromisso com os consumidores locais. Seus agentes visitarão parte do comércio da cidade a partir desta quinta-feira (01) para flagrar eventuais infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), preventivamente.
Os consumidores devem tomar cuidado com o superendividamento. Aqueles que já se encontram superendividados podem se dirigir ao Procon e procurar o Núcleo de Tratamento de Dívidas.
Núcleo de dívidas
O Núcleo de Tratamento de Dívidas, criado em 2011, funciona ajudando os consumidores endividados, que não têm possibilidade de arcar com os seus débitos sem prejudicar o próprio sustento e o de sua família. Os diálogos entre credor e consumidor são intermediados pelo órgão e demoram, em média, 40 minutos. O próprio Procon marca a audiência. O consumidor agenda um horário de atendimento, traz os documentos, preenche uma ficha sócioeconômica e relata o motivo do endividamento. Com a ficha em mãos é feita a negociação junto aos fornecedores por telefone. Se não houver êxito, é marcada audiência de conciliação entre as partes.
Dicas
Créditos e empréstimos: quanto aos assuntos financeiros, o acompanhamento da sua própria movimentação financeira de perto é essencial. Uma dica é guardar todos os comprovantes de pagamento pelo período de pelo menos cinco anos, analisar com atenção os termos antes de contratar um empréstimo e usar o cartão de crédito com responsabilidade, pois é um grande vilão dos juros.
Serviços: em relação aos serviços essenciais, caso de contas de telefone, água, energia elétrica, o consumidor deve procurar saber previamente como anda a qualidade dos serviços prestados. Qualquer problema com este tipo de serviço deve ser resolvido imediatamente pelo fornecedor.
Procon de Cariacica
Serviço:
Endereço: Rua João Lopes Rogério, 6, Edifício Christi, primeiro andar, Campo Grande. Referência: em cima da Farmácia Popular.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefones: 3346-6324 e 3346-6312
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira