Dia do Agricultor: produtor de Cariacica se reinventa para garantir melhor produção
Por Marketing, postado em 26/07/2013
O agricultor desempenha um papel fundamental em nossa sociedade já que é o responsável pela produção dos alimentos que chegam à nossa mesa. Neste domingo, 28 de julho, comemora-se o Dia do Agricultor. É o momento de reflexão e homenagem para esse profissional que, mesmo desempenhando uma atividade milenar, ainda assim está em sintonia com as inovações e novidades de técnicas de cultivo.
Em Cariacica, não é diferente. Nossos produtores não perdem de vista esses conhecimentos. Merecedor de respeito e elogio está o agricultor Arvelino Valério da Silva, 61 anos, considerado o primeiro produtor de tomate orgânico de Cariacica. Morador de Munguba, precisamente no Sítio Boa Esperança, foi pedreiro, e, há seis anos, deixou sua profissão para se dedicar ao campo por morar em uma área rural. Iniciou o plantio de café, banana e hortaliças. Mas sua menina dos olhos é, sem dúvida, sua produção de tomate orgânico, feita em uma estufa de 50m x 10m.
Silva iniciou o cultivo de tomate há um ano. A primeira colheita, sem muita experiência, foi feita fora da estufa. “Deu tanta broca, que só cheguei a colher 10 tomates. Pensei em desistir, mas pensei como as pessoas estão querendo se cuidar acerca dos agrotóxicos. Procurei a secretaria de Agricultura (Semag) e um técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) me auxiliou. Fizemos o projeto da estufa e, hoje, tenho 70% menos de chance de ter doença na produção. Colho quatro quilos de tomate por pé”, comentou. Para o aumento de sua produção, o agricultor aliou algumas técnicas orgânicas como adubo e defensivos, totalmente naturais e sem agrotóxicos.
Por ser tratar uma espécie suscetível a um grande número de pragas e doenças, o cultivo orgânico do tomate pode exigir cuidados extras, em comparação com outras culturas mais resistentes. Para obter um fruto saudável e bonito, é necessário muito mais que adubo, explica o produtor. “É uma dedicação muito grande com minha plantação. Tenho que observar os mínimos detalhes dentro da estufa, que vai desde a temperatura ideal, de 35°C, até qualquer mudança nos frutos, folhagem e terra”, ensina.
Silva vende o quilo do tomate a R$ 4. Todo cuidado e dedicação garantem 40 dias de produção em cada pé. E variedades podem ser encontradas em sua plantação como o saladão e o italiano. O produtor também explicou que a área plantada só pode receber dois plantios do legume. Depois, é feito um rodízio com outro tipo de cultura no local. Com isso, alguma doença existente não criará resistência, ajudando a manter uma terra saudável e com mais nutrientes para receber novamente as mudas do tomate. E ele mesmo ara, aduba e novamente distribui as plantas bem novinhas, cuidadas desde a semente.
Certificação
Atualmente, Arvelino Silva vende tomate orgânico e hortaliças diretamente aos clientes na Feira Agroecológica de Cariacica, aos sábados, no Parque Infantil, em Campo Grande. Ele também está no processo de certificação orgânica feito pela Semag, assim como outros 17 produtores. Segundo ele, com o selo, garantirá ainda mais a qualidade de seus produtos e agregará mais valor. E o agricultor nos deixa a receita para se tornar um produtor orgânico: “A conscientização em torno de uma comida mais natural está crescendo. Tenham coragem de aderir ao processo orgânico”, incentivou.
A Data
O dia 28 de julho foi escolhido como o Dia do Agricultor a partir do decreto 48.630 por ocasião do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960.
Serviço:
Feira Agroecológica de Cariacica
Quando: aos sábados
Hora: das 6h às 13h.
Onde: Parque Infantil, em Campo Grande (próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jesus Menino, em Campo Grande).
Dia do Agricultor
Galeria de imagens
Semco/Claudio Postay
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Marcelo Pereira