Homenagens, atenção à saúde e capacitação no Dia do Motorista
Por Marketing, postado em 25/07/2013

Motorista de ambulância, Clericiau Viana conta que já fez parto a caminho de hospital.FOTO: Semco/Lucas Calazans
Nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia do Motorista. Para homenagear e contribuir com o engrandecimento dos seus motoristas profissionais, a Prefeitura de Cariacica, por meio da secretaria de Comunicação (Semco), realizou um evento logo cedo, na chegada dos servidores ao trabalho, com recepção, boas-vindas, café da manhã e ação de atualização profissional.
No caso dos motoristas da prefeitura, melhor dizer que esses profissionais em vez de transportar, conduzem como ofício. Eles têm papel fundamental. Permitem o andamento da administração e prestam serviços à comunidade. No dia a dia, socorrem doentes, nas ambulâncias; contribuem para a realização de serviços de melhorias nos bairros, operando máquinas; levam e trazem documentos, além dos profissionais de diversas secretarias municipais para os seus compromissos. Os motoristas lidam com vidas, de conhecidos e de anônimos. E colecionam, assim, suas próprias histórias de vida.
É o caso de Clericiau José Viana, de 58 anos, motorista da secretaria de Saúde (Semus), há 29 na prefeitura municipal. Viana, como é conhecido, tem experiências marcantes como motorista de ambulância. Em 1999, ele foi chamado ao bairro Flexal II para socorrer uma grávida em trabalho de parto. “Às duas horas da madrugada, eu, que era apenas o motorista, tive que fazer o parto de um menino, dentro da ambulância, a caminho do Hospital dos Ferroviários, em Vila Velha. Parei aqui no Trevo de Alto Lage. A mãe estava acompanhada apenas pela avó da criança. Meu envolvimento foi tanto que pensei em adotar o bebê dias depois, já que a família não tinha condições de criá-lo, mas uma outra pessoa já havia feito isso”, contou, emocionado.
Dedicação
A prefeitura conta com 133 motoristas, atualmente, de acordo com a gerência de Frota de Veículos, da secretaria de Administração (Semad). A lista de profissionais dedicados é extensa. O motorista da secretaria de Educação (Seme) Diógenes da Silva está na atividade há 22 anos. Já dirigiu caminhão de lixo, ônibus e, hoje, trabalha na condução de vans, atendendo os profissionais da secretaria. “Posso dizer que transporto amigos”, disse, com orgulho.
Também da Seme, Simone Teixeira está há apenas 4 meses no serviço. Por ser mulher, chama atenção entre os colegas dirigindo um carro pequeno, de passeio, profissionalmente. “Mas estou preparada para dirigir até ônibus e caminhão. Tenho a carteira de habilitação nas categorias A e D. Pretendo tirar a carteira categoria E para dirigir carretas também”, contou.
Comemorações
A homenagem aos motoristas no município foi realizada das 7h às 10h, em uma tenda montada em frente ao Palácio Municipal. Ao redor da tenda, ficaram estacionados carros, ônibus, ambulâncias e máquinas da prefeitura. Além da organização da Semco, a comemoração recebeu o apoio das secretarias de Administração (Semad), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), e de Serviços e Trânsito (Semset), com apoio do Sindicato dos Motoristas e do Centro de Formação de Condutores, parceiro na ação. A atualização profissional oferecida aos condutores foi ministrada pelo instrutor Giomar Soares. Os participantes do evento tiveram acesso a dicas de saúde e realização de aferição de pressão arterial e glicose, entre outros.
“Ficamos felizes por somar esforços com as secretarias envolvidas para realizar esta homenagem aos motoristas da prefeitura. Profissionais com 30 anos ou mais no município nos disseram que foi a primeira vez que tiveram essa atenção. Nós nos preocupamos em proporcionar, ainda, capacitação e saúde a eles”, destacou a secretária da Semco, Emanuela Lobato. O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, participou das homenagens e agendou reunião com a categoria para discutir melhorias salariais e de condições de trabalho.
Dia do Motorista
O dia do motorista é comemorado no dia de São Cristóvão, padroeiro desses condutores e também dos viajantes. O nome do santo significa “portador de Cristo” ou “aquele que carrega Cristo”. Acredita-se que Cristóvão tenha vivido no Oriente Médio, precisamente na Síria. E, ainda, que tenha sofrido o martírio no século III.
Comemorações pelo Dia do Motorista
Galeria de imagens
Semco/Lucas Calazans
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira