Videomonitoramento registra 32 ocorrências no primeiro mês

Resultado de monitoramento ajudará na elaboração de ações futuras.FOTO: Semco/Lucas Calazans

Resultado de monitoramento ajudará na elaboração de ações futuras.FOTO: Semco/Lucas Calazans


Mais segurança e dados para planejar, com maior eficiência, ações que melhorarão a vida de seus cidadãos. A nova ferramenta da Prefeitura, que permitirá tal mudança é a central de videomonitoramento. Por meio dela, servidores treinados estiveram de olho no que aconteceu pela cidade e já começaram a mapear quais são os problemas mais graves de segurança de Cariacica.


Um relatório foi apresentado com os dados do primeiro mês de funcionamento que ajudarão a nortear futuras tomadas de decisão na área de segurança pública. Nove câmeras instaladas trabalham em conjunto com câmeras de segurança de empresas parceiras, ligadas à central. Tal união permitiu registrar 32 ocorrências em 30 dias.


Contravenções, crimes contra a pessoa e ocorrências de trânsito foram as campeãs das ocorrências. Quando flagradas pelas câmeras da central, foram denunciadas ao Centro de Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) que por sua vez acionou a Polícia Militar ou aos agentes municipais de trânsito, dependendo da alçada.


A estrutura que permite esse acompanhamento é totalmente digital e ligada à secretaria de Cidadania e Trabalho (Semcit). Conta com quatro telões de 50 polegadas e câmeras de alta definição, com a maior capacidade de resolução do Estado. Elas têm um alcance de até dois quilômetros, sendo possível registrar detalhes como rosto de pessoas ou placas de veículos envolvidos em ocorrências.


Para o secretário de Cidadania e Trabalho Paulo Roberto de Oliveira, o resultado é positivo e aponta para bons frutos no futuro. Atualmente, a rede faz a cobertura da Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande; praça de Vila Palestina; bairro Cruzeiro do Sul; e nos terminais rodoviários de Campo Grande, Jardim América e Itacibá.


“É positivo o resultado, inclusive como retorno dos comerciantes e das pessoas que acompanham esse serviço. Queremos agora integrar todas as secretarias para ampliar o alcance junto à sociedade”, afirmou Oliveira.
Ele completa dizendo que os dados servirão de balizadores a partir do segundo mês, pois poderão ser comparados. Como a central não estava funcionando ainda, não havia dados prévios.


O relatório mostra o seguinte quadro:
6 de crimes contra a pessoa
7 de contravenções
1 de crime contra os costumes
4 ocorrências de trânsito
8 outras ocorrências
3 crimes contra o patrimônio
2 crimes de tóxico
1 ocorrências diversas/assistências


Total: 32 ocorrências registradas pelas câmeras de videomonitoramento


Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Marcelo Pereira