Entenda o cronograma de visitas do carro fumacê em seu bairro
Por Marketing, postado em 23/07/2013
O fumacê é um inseticida usado, em último caso, para o combate à dengue. Ele é a última opção porque, além de só matar o mosquito adulto, ainda causa impacto ambiental. A Vigilância Epidemiológica de Cariacica usa esse recurso nos pontos mais críticos. Os bairros que fazem parte do itinerário são definidos de acordo com o número de casos de dengue notificados ou pela quantidade de mosquitos presentes.
Seguindo a norma de combate à dengue do Ministério da Saúde, a prefeitura trabalha com o ciclo do fumacê, que consiste na passagem do carro por determinado local uma vez por semana, durante cinco semanas. Depois, necessariamente, é feito o intervalo de uma semana. O que, muitas vezes, gera reclamação da população, que desconhece o motivo de o fumacê não estar passando em sua rua.
O biólogo referência em dengue da Vigilância Epidemiológica de Cariacica, Eduardo Rasseli, explica a necessidade dessa pausa. “Entre um ciclo e outro tem que haver o intervalo de uma semana, porque se o inseticida for usado indiscriminadamente o mosquito pode criar resistência a ele. Outro motivo é o fato de os organismos vivos não poderem ficar muito tempo expostos ao inseticida, que causa, inclusive, contaminação no solo”, esclarece.
A secretaria de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Epidemiológica, orienta para que, quando o carro com o inseticida passar, o morador abra portas e janelas. E também lembra que é preciso tomar alguns cuidados, tais como: cobrir viveiros de animais, potes de água e comida, proteger crianças e idosos propensos a asma e alergias, e, por fim, evitar a exposição dos alimentos ao inseticida.
Itinerário
O itinerário do fumacê é alterado periodicamente para cobrir os bairros com mais casos suspeitos da dengue e fazer a pausa semanal. O roteiro do serviço está disponível no site da prefeitura (www.cariacica.es.gov.br), na opção "Utilidade Pública". E você também pode ter acesso por meio do link: http://www.cariacica.es.gov.br/download/Roteiro_Fumace08_07.pdf
Denuncie:
Para denúnciar casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses: 3346-6518 ou 3346-6519.
Disque-dengue:3343-6633
Informações à Imprensa:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável:Marcelo Pereira