Bairro Vila Oásis receberá ação conjunta de secretarias
Por Marketing, postado em 22/07/2013
![Visita de representantes das secretarias municipais à comunidade detalhou pedidos de melhorias.FOTO: Semco/Claudio Postay](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/vilaoasis.jpg)
Visita de representantes das secretarias municipais à comunidade detalhou pedidos de melhorias.FOTO: Semco/Claudio Postay
A data já está marcada: 31 de agosto. O dia será de ação conjunta das secretarias municipais para levar melhorias às famílias moradoras das 109 casas do conjunto habitacional do bairro Vila Oásis. Secretarias como as de Assistência Social (Semas), de Serviços e Trânsito (Semset), de Educação (Seme), de Saúde (Semus) e de Governo (Semge) estarão na comunidade, das 8h às 12h, promovendo ações imediatas e traçando metas de médio e longo prazos que beneficiarão a todos. A definição do dia “D” no bairro foi anunciada durante visita dos representantes das secretarias ao conjunto habitacional, na tarde desta segunda-feira (22).
Entre as reivindicações dos moradores de Vila Oásis estão melhoria na limpeza pública, instalação de lixeiras e de caixas coletoras; combate à dengue; melhoria da iluminação pública; visita dos agentes comunitários de saúde; atendimento pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras); instalação de equipamentos públicos comunitários, como unidade de saúde, construção de escolas, abertura de vagas em escolas próximas e área de lazer; transporte escolar; linha de ônibus no bairro; cursos profissionalizantes, palestras educativas e atividades recreativas; e providência quanto à presença de animais soltos nas ruas, como cães.
A dona de casa Fabrícia Severino de Oliveira disse que está com dificuldade para manter os três filhos, de 4, 8 e 10 anos na escola. “Viemos de Retiro Saudoso para Vila Oásis, mas as crianças tiveram que continuar estudando lá por falta de vaga aqui perto. Algumas vezes, eles ficam sem poder ir para a escola porque eu não tenho o dinheiro da passagem do ônibus”, explicou. Os representantes da secretaria de Educação disseram que será tomada providência emergencial no sentido de reverter esse quadro. “Vamos entrar em contato com a Superintendência Regional de Educação para encontrar vagas em colégios mais próximos de Vila Oásis que atendam esses pais”, garantiu Walace Luiz Herbst, da gerência de Planejamento da Seme. O transporte escolar também será discutido.
Solução
Segundo o secretário de Serviços e Trânsito, Wellinghton Nascimento de Lima, o professor Elinho, já nesta terça-feira (23), além de iniciar a instalação das lixeiras pedidas pela comunidade, equipes de limpeza começarão o trabalho nas áreas mais críticas de acúmulo de sujeira e de mato. “Precisamos agir de imediato. Também constatamos que o carro de lixo já está passando três vezes na semana e que a questão da iluminação pública, deficiente até pouco tempo, está resolvida”, disse o secretário.
A subsecretária da Semas, Lurdinha Zanon, explicou que a complexidade das reivindicações exigiu a elaboração de um projeto de ação único e intersetorial. Outra representante da Semas, Elizabete Rangel, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), alertou os moradores para as demandas que precisarão de tempo para serem resolvidas. “O que não for feito no dia 31 de agosto não ficará esquecido. São assuntos que estarão sendo trabalhados por nós em busca da melhor solução para a comunidade”, disse.
Vila Oásis
O conjunto habitacional Vila Oásis foi entregue aos moradores em 2012, por meio do Programa de Habitação Nossa Casa, do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Espírito Santo (Idurb-ES). Procurado pela comunidade, o Idurb-ES realizou o levantamento das demandas e encaminhou à prefeitura para a tomada das providências de competência da municipalidade.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira