Moradores podem sugerir ações no PPA Cidadão através de seus smartphones e tablets
Por Marketing, postado em 19/07/2013

O aplicativo para dispositivos móveis é mais um espaço de interatividade e participação popular no PPA.FOTO: Semco/Claudio Postay
Quem não participou das plenárias do Plano Plurianual Cidadão, ocorridas no início de julho no Palácio Municipal, mesmo assim ainda pode enviar suas sugestões para nortear as políticas públicas para os próximos quatro anos. A secretaria municipal de Planejamento (Semplan) disponibiliza um espaço de interatividade virtual, onde o cidadão poderá indicar as propostas para o PPA Cidadão através da internet. Para isso, foi criado um hot site e disponibilizado um aplicativo para celulares e tablets, para o usuário enviar as sugestões. O novo canal estará disponível até o dia 30 de julho.
Na página (www.ppacariacica.com.br) haverá informações sobre o Plano Plurianual, seus objetivos e um formulário para o interessado enviar suas ideias. Também na página estará disponível um QR CODE para o usuário baixar o aplicativo de forma ágil para seu celular e enviar as mensagens a partir do seu aparelho. O aplicativo desenvolvido pela Semplan pode ser usado em dispositivos com o sistema Android.
Para o secretário da Semplan, Juarez Fernandes Ramos, esta será uma forma das pessoas contribuírem com administração pública. “A intenção é ampliar o diálogo e a participação popular. As pessoas que não participaram das plenárias temáticas de discussão do PPA Cidadão também poderão deixar suas sugestões e reivindicações para o planejamento da cidade. Estamos governando juntos e de forma concreta,” aponta o secretário.
O aplicativo é gratuito. Ao abri-lo, o usuário visualiza um conteúdo sucinto sobre o PPA Cidadão. Para enviar as propostas estarão disponíveis quatro opções: por telefone, torpedo, e-mail ou pelo hot site. O telefone atenderá em dias úteis, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
PPA
O PPA é um instrumento legal que orienta e determina as políticas de investimento do Poder Executivo direcionadas para as ações administrativas, sociais, econômicas e de infraestruturas. É uma das três mais importantes ferramentas de planejamento para administração pública. Nele, encontram-se os programas, projetos e metas a serem alcançados a partir do segundo ano de gestão até o primeiro ano do mandato seguinte.
O PPA Cidadão visa ampliar o diálogo com vários setores da sociedade. Por isso, foram realizadas plenárias temáticas com objetivo de discutir as políticas públicas do município com a participação da sociedade civil, organizações sociais, conselhos municipais, empresários, igrejas e poder público. As propostas indicadas nas plenárias, assim como, as sugestões recebidas através da internet, servirão como subsídios para as secretarias elaborarem os programas, projetos e ações que contemplará o Plano Plurianual 2014-2017.
Serviço
PPA Cidadão – Espaço Virtual
Hot site: www.ppacariacica.com.br
Telefone: 3346-6238 (segunda a sexta, das 8h às 17h).
Informações Adicionais:
Texto: Analine Izoton
Jornalista responsável: Marcelo Pereira