Limpeza de valões e de galerias avança na cidade
Por Marketing, postado em 18/07/2013

Mais saúde e menos alagamentos: desobstrução dos meios de drenagem de Cariacica traz impactos positivos para as comunidades.FOTO: Semco/Lucas Calazans
Nos primeiros seis meses da atual administração, a secretaria de Serviços e Trânsito do município (Semset) conseguiu limpar mais da metade dos 166 valões da cidade, além da metade das galerias existentes em Cariacica. O serviço de retirada de lama e de entulho acumulados dentro dos meios de drenagem das águas na cidade se estende também às trincheiras (galerias menores) e bocas de lobo das ruas e avenidas. Em alguns casos, os trabalhos tiveram a parceria do governo do Estado e já trazem reflexos positivos na prevenção de doenças, com a redução na proliferação de insetos, e minimizam os danos com alagamentos em época de chuvas intensas.
Uma das primeiras ações do governo atual do município, em janeiro deste ano, foi a criação do Comitê de Prevenção de Desastres Naturais, formado por diversas secretarias. Entre as estratégias adotadas pelo comitê está prevista a limpeza dos canais e de outros meios de drenagem das águas na cidade. Numa parceria da prefeitura com o governo do Estado, em abril, foi dado início à dragagem e à limpeza do Rio Marinho, beneficiando a população dos bairros Castelo Branco, Rio Marinho, Nelson Ramos, Jardim Botânico e Jardim de Alah. A parceria reforçou o trabalho já desenvolvido pela Semset, colocando 13 máquinas alugadas pelo Estado na desobstrução dos valões e canais da região. Ao mesmo tempo, foi feita a limpeza com o maquinário próprio da prefeitura em outras áreas, como no Córrego Maria Preta, em Campo Grande; no Canal de Bubu, em Porto de Cariacica; e na galeria do bairro Jardim América.
“A expectativa é de limpar os 166 valões da cidade, as galerias, as bocas de lobo, enfim, toda a nossa rede de drenagem. No que se refere aos valões, já foram limpos 55%. Em mais uns seis meses, chegaremos ao restante dos valões. Sobre as galerias, foram limpas 50% delas. Levaremos mais seis meses para concluir as demais”, contabiliza o secretário da Semset, Wellinghton Nascimento de Lima, o professor Elinho. Ele disse, ainda, que 30% das galerias menores já estão desobstruídas e até o fim do ano todas devem estar limpas. Em relação às bocas de lobo, 45% receberam manutenção até agora. Serão necessários mais oito meses para se chegar às demais, segundo a Semset, que aproveita para catalogá-las.
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira