Secretaria de Serviços e Trânsito oferece alfabetização a garis e coveiros
Por Marketing, postado em 16/07/2013
Alfabetizar significa para além de dar condições de ler e escrever a alguém. Envolve também valores como cidadania, dignidade e autonomia para a vida. Esta oportunidade será dada, inicialmente, a 33 servidores da secretaria de Serviços e Trânsito do município (Semset). São garis e coveiros, adultos analfabetos ou com a alfabetização incompleta, que terão a chance de iniciar ou completar essa etapa de aquisição de conhecimentos pela primeira vez. A aula inaugural acontecerá nesta quarta-feira (17), às 7h30, na sede da Semset, no bairro Sotema.
Entre os inscritos, o mais jovem tem 29 anos; o mais velho, 63. As aulas serão oferecidas de graça, por meio do Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos implantado na secretaria, num convênio com a Superintendência Regional de Educação, do governo do Estado.
Doação de material escolar
Cadernos, lápis, caneta, borracha, todo o material escolar utilizado pelos alunos será obtido por meio de doações. A Semset está fazendo a arrecadação. Quem quiser doar pode entrar em contato pelo telefone 3346-6420 para mais informações sobre como proceder. As aulas serão ministradas no Auditório Professor José Osvaldo Meneghel, localizado na área externa da Semset. O espaço será inaugurado durante a solenidade desta quarta-feira. Está programada uma apresentação cultural com o grupo Coletivo Aprender Cultura, do bairro Flexal II. Além de apresentação musical, dança e manifestações da cultura hip hop, haverá pintura dos muros internos da secretaria, com temas sobre meio ambiente e educação, feita por uma turma de dez grafiteiros convidados.
Início das aulas
As aulas do Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos terão início já na quinta-feira (18). A secretaria de Serviços e Trânsito de Cariacica conta com aproximadamente 400 profissionais envolvidos com a limpeza pública da cidade. O programa de alfabetização utilizado nas aulas seguirá o modelo estadual. O público-alvo são os garis, coveiros e outros servidores que tenham interesse em participar, analfabetos ou semialfabetizados.
Com carga horária de 10 horas semanais, as aulas serão ministradas em três dias da semana (terças, quartas e quintas-feiras), das 16h30 às 20h. O curso terá duração de seis meses. No fim, os participantes receberão certificado de aprendizado até a quarta série do ensino fundamental. As inscrições para o curso de Alfabetização de Jovens e Adultos na Semset aconteceram nos meses de maio e junho.
Os professores serão disponibilizados pela Superintendência Regional de Educação do Estado. “A ideia de trazer o curso de alfabetização até os profissionais da limpeza da cidade visa a oferecer oportunidade de aprendizado aos servidores. Vários funcionários são analfabetos, mas com muito desejo de aprender”, comenta o secretário da Semset, Wellinghton Nascimento de Lima, o professor Elinho. Segundo ele, várias situações demonstram essa necessidade, como no momento da assinatura da folha de ponto, quando alguns precisam colocar a digital em vez da assinatura.
Auditório José Osvaldo Meneghel
O nome dado ao auditório construído para abrigar as aulas na Semset homenageia José Osvaldo Meneghel, profissional já falecido, e com bons serviços prestados à Educação. José Osvaldo Meneghel foi diretor da Escola Estadual do bairro Tabajara.
Serviço
Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos
Onde: auditório Professor José Osvaldo Meneghel, na secretaria de Serviços e Trânsito (Semset), Rua Manoel Laurentino, s/n, Sotema.
Público-alvo: garis, coveiros e demais servidores da Semset, analfabetos ou semialfabetizados
Aula inaugural: 17 de julho, a partir das 7h30
Início das aulas: 18 de julho
Dias e horário das aulas: terças, quartas e quintas-feiras, das 16h30 às 20h
Duração: seis meses
Informações para doação de material escolar: pelos telefones 3346-6420 ou 3346-6427
Informações Adicionais:
Texto: Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Marcelo Pereira