Inaugurado primeiro centro público de economia solidária do Espírito Santo

Dona Maria Antônia, com sua voz doce, espalhando experiência e conhecimento a todos. "Depois dos 60 aprendemos que tudo é paz na vida".

Em seu discurso de inauguração, Dona Maria Antônia, do grupo Casa Sol, lembrou do esforço e da união dos empreendedores em não desistir do conceito de economia solidária


Sob um clima leve, com muitos sorrisos nos rostos e sensação de dever cumprido, o Arte & Café, o primeiro Centro Público Municipal de Economia Solidária do Espírito Santo foi inaugurado nesta terça (19), em Itacibá. Expostos, produtos feitos com mão de obra caseira dos bairros periféricos de Cariacica que, pela primeira vez, encontram um local central para serem comercializados. "Não fazemos nada sozinhos. Aqui em Cariacica, a primeira sementinha da economia solidária foi plantada há mais de 30 anos. Por isso não podemos deixar de agradecer todo apoio, às pessoas que não deixaram a peteca cair durante os momentos difíceis e também homenagear aqueles que não conseguiram ver isto realizado", comentou Maria Antônia Moura Silva, a Dona Antônia, do grupo de empreendedores solidários Casa Sol.


Ela discursou sobre a construção em conjunto, a várias mãos, mas não antes de chamar todas as companheiras para perto. "A economia solidária é a maneira de resgatarmos nossas raízes, fugindo um pouco do individualismo, desta cultura de olho por olho. Somos empresários e empresárias, sim, mas preocupados com o desenvolvimento social de famílias que não têm outras perspectivas", ressaltou.


O Centro Arte & Café faz parte do Programa Bem Viver de Desenvolvimento da
Economia Solidária, em convênio com a Secretaria Nacional de Economia
Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e previsto na  lei municipal nº 5.079/2013. O espaço visa a geração de de renda para as comunidades com menos condições e promete ser um ponto de encontro para reunir a experiência, vivência e habilidade daqueles  que fazem do seu dia a dia o desenvolvimento social.




O Arte e Café já está de portas abertas esperando sua visita.

O Arte & Café já está de portas abertas esperando sua visita



IMG_6670 O prefeito ressaltou o trabalho da equipe que gerencia a economia solidária no município como exemplo a todos os servidores públicos

Estiveram presentes à cerimônia representantes das comunidades que comercializarão no Arte & Café, além do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior. Também compareceram o secretariado da gestão municipal, vereadores e líderes religiosos. Um deles, o pastor Rodrigo Lopes Otacílio, da Igreja Presbiteriana de Santana, é filho de Adelair Lopes Otacílio, uma das integrantes do Grupo Mar e Sol. "Estou feliz de ver meu filho aqui, indo a frente para orar pelo local. Acho que vamos conquistar muitas coisas aqui", ponderou Adelair.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Renato, e o gerente da Economia Solidária, Rafael Aquiles Coffler, lembraram da luta para abrir o local. Também convidaram as pessoas a divulgarem e a frequentarem o espaço, já que oferecerá um café com comidas saudáveis e espaço para reuniões.


Para o prefeito, quem fez e continua a construir esta história em Cariacica são exemplos de vida e de que é possível alcançar o desenvolvimento econômico sem abdicar do social. Ele também destaca a nova visão que deve ser tomada da região de Itacibá. "Trazer este ponto de encontro e comércio para Itacibá é uma amostra de que nós queremos descentralizar o desenvolvimento, tirar a visão de que tudo é a avenida Expedito Garcia. Lá é importante, mas outros pontos têm que crescer também", analisou.


Conheça mais o Arte & Café

Espaço pedagógico para comercialização de produtos: artesanato, trabalhos manuais, alimentação e produção de cultura.

Produtos artesanais e alimentos produzidos pela família da Economia Solidária de Cariacica, expostos para  num local especial para eles. Venha visitar!

Produtos artesanais e alimentos produzidos pela família da economia solidária de Cariacica estão expostos em lugar de destaque


Balcão de negócios: alguns produtos que não serão expostos, como os blocos para construção civil, também poderão ser negociados por meio de um agente que trabalhará em contato com empresas para venda no atacado.


Espaço da cultura: eventos culturais de pequeno porte, como lançamentos de livros, exposição de fotos e outras obras de arte servirão para promover laços entre a economia solidária e cultura do município.


Reuniões da economia solidária: o espaço servirá de local para os encontros da Rede de Economia Solidária, que hoje é o fórum municipal para o assunto, além de reuniões do Conselho Gestor e do Conselho Municipal. Outros entes e setores ligados a este setor econômico serão contemplados.


Serviço:


Centro Público de Comercialização da Economia Solidária Arte & Café


Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h.


Onde: Rua Manoel Joaquim dos Santos, s/n, Itacibá.


Mais informações: 3346-6361 (Gerência de Economia Solidária).