![news](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2018/05/IMG_3627.jpg)
Literatura e piquenique ao ar livre no Cmei José Luís Araújo
Ar livre, alegria e conhecimento! Foi assim que as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Luís Araújo, em Novo Horizonte, começaram o mês de maio. É que nesta quarta-feira (02), duas turmas do grupo de cinco anos participaram de um piquenique literário. A ação nomeada de “Todo dia é dia de leitura”, utiliza o material do projeto Alman’arte realizando uma mistura de diversão e aprendizado com a finalidade de incentivar os pequenos no hábito de leitura a partir da educação infantil, período em que as crianças ainda estão começando a reconhecer as letrinhas do alfabeto. “As crianças estão na fase de descobertas e fantasias, então, esse momento torna-se prazeroso de incentivo à leitura e à interpretação própria. Além, é claro, de desenvolver o gosto pela leitura e despertar um interesse maior em ler e escrever quando estiverem no ensino fundamental”, explicou cheia de empolgação a pedagoga Sonany de Almeida Forrechi. A pedagoga destacou, ainda, sobre a importância do contato com a literatura na educação infantil. “Essa é a idade fundamental para estarmos introduzindo o gosto pela leitura por meio da musicalização, da literatura infantil e da interpretação das imagens, pois tomando esse gosto agora, eles se tornarão futuros leitores. Antigamente, não tínhamos o incentivo à leitura e era tudo muito mecânico, então, por meio dos livros, hoje, podemos levar nossos alunos ao mundo da imaginação”, declarou. As atividades aconteceram ao ar livre e deram liberdade para a criatividade dos alunos. Com tendas coloridas e um varal literário, eles puderam escolher quais livros iam usar para a leitura e interpretação das imagens.“As atividades fora da sala são muito legais, e vendo as imagens nos livrinhos eu consigo contar as histórias para meus pais em casa”, comentou a pequena Alice Leite, aluna do grupo de 5 anos. A professora Jéssica Monteiro Falqueto ressaltou sobre como são aplicadas as atividades em sala de aula. “Com cinco anos de idade os alunos ainda estão conhecendo as letras e formando sílabas. Eles desenvolvem a leitura principalmente por meio da interpretação e criatividade, então, neste momento, eles estão olhando os livros e reconhecendo algumas letras, porém, eles desenvolvem a leitura a partir da interpretação das imagens”, contou. De acordo com a professora, a todo momento nós fazemos uma leitura do mundo e essas atividades fazem com que os alunos tenham contato com a leitura de mundo a partir da interpretação e criatividade deles. “No instante que olhamos para uma pessoa, conseguimos saber como está o dia dela, então, estamos introduzindo a leitura em nossas crianças com a interpretação das imagens, identificação das letras e escrita”, esclareceu.