
Alunos da EMEF Antero José do Nascimento aprendem Matemática com blocos inspirados no Minecraft
Quem aí gosta de Matemática? A famosa e, muitas vezes temida disciplina, pode ser dinâmica na hora de aprender. E não é que ela tem um dia internacional! E é hoje, dia 14 de março, o Dia Internacional da Matemática. Em Cariacica tem alunos aprendendo o conteúdo de forma bem divertida. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antero José do Nascimento, em Vale dos Reis, as turmas do 6º ao 9º ano aprendem a disciplina unindo jogos, materiais reutilizados e muita criatividade. Desenvolvido pelo professor Stevie Sousa, o projeto envolveu os estudantes na construção de blocos inspirados no universo do Minecraft, o famoso jogo de construção e aventura. Mas, por trás da brincadeira, há muito aprendizado também: os estudantes trabalharam conceitos de geometria plana e espacial, utilizando caixas de papelão para criar cubos com dimensões de 5cm x 5cm x 5cm. Os blocos foram planificados, cortados e pintados, formando uma releitura dos pixels do jogo. Outro detalhe interessante é que os materiais utilizados, como papelão, tinta guache, cola quente, fitas adesivas e canetas, foram reutilizados. “Todos os materiais foram reutilizados. O jogo é criado em blocos, trabalhando a geometria, aí desenvolvemos a medida proporcional ao tamanho real, baseado no Minecraft. Além de fazer isso, os alunos tiveram que desenhar os pixels em cada face do cubo, com a fase de montagem e as medidas. Quando eles trabalhavam com a medição, com a medida de escala e proporção, eles tinham que fazer todos os blocos de tamanhos idênticos para que houvesse encaixe perfeito”, explicou o professor. Segundo Stevie Sousa, o uso do lúdico no ensino da matemática é muito importante. Ao transformar a teoria em algo divertido e mais dinâmico, os alunos se envolvem mais e, consequentemente, aprendem mais também. “Os alunos desenvolveram o conhecimento matemático de uma forma mais lúdica, em que eles se aproximavam do conteúdo. Além disso, eles também trabalhavam os conceitos em outras disciplinas, como ciências e geografia, por exemplo, para poder montar um bioma, que são conceitos trabalhados dentro do joguinho, então acabou sendo um trabalho multidisciplinar”, afirmou ele.