Perguntas Frequentes
Atendimento
1. Quando devo procurar a Unidade de Saúde?
O primeiro contato da população com o SUS deve ser através de uma UBS. Considerada a porta de entrada do cidadão, elas devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação (consulta agendada) ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento), vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, troca de receitas, característicos da atenção primária.
2. Quando devo procurar o Pronto Atendimento?
O Pronto Socorro (PS) deve ser usado em casos de urgência e emergência, como por exemplo Acidentes de carro, Fraturas e cortes por acidentes ou quedas, Hemorragia, Dificuldade respiratória ataque de asma, pneumonia, Inconsciência, Dor abdominal grave e vômito persistente, febre alta, acima de 39, 5ºC.
A gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido.
3. Por que devo evitar o uso do PS por motivos de rotina?
Porque o atendimento de urgência combate somente os sintomas, não investiga a causa da doença. O atendimento em PA também não lhe dá direito ao retorno e acompanhamento com o mesmo médico. Os pacientes que apresentarem situações incompatíveis com atendimento em PS devem sempre se dirigir à Unidade de Saúde. A atenção ambulatorial, fora das rotinas de urgência e de emergência, permite ao médico consultar e estudar o paciente como um todo, numa abordagem geral e completa, além de avaliar na consulta de retorno se o diagnóstico está correto e se o tratamento foi adequado.
4. Qual o horário de funcionamento das UBS?
De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Regulação
1. Minha consulta/exame já foi liberada?
O paciente deverá entrar em contato com o número 3354-5621 com o cartão SUS em mãos ou procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência.
2. Vai demorar?
Todas as consultas e os exames são classificados como níveis de prioridade com base no quadro clinico descrito pelo médico solicitante e a liberação é feita pelo médico regulador estadual/municipal.
3. O que eu posso fazer para adiantar?
Enviar para a Regulação laudo médico que justifique a urgência ou enviar exames para atualizar quadro clínico.
4. Necessito cadastrar meu estabelecimento no CNES?
Após emissão do Alvará Sanitário entrar em contato com o setor de Controle e Avaliação pelo telefone 3354-5618 ou pelo email
[email protected] para agendar a visita ao estabelecimento.
5. Necessito sair no CNES?
A empresa deverá enviar a solicitação de desligamento para o email
[email protected] ou diretamente na Avenida Kleber Andrade, 05, Rio Branco, com a solicitação em mãos
6. Necessito entrar no CNES?
A empresa deverá enviar a ficha 20/21 devidamente preenchida para o email
[email protected] ou diretamente na Avenida Kleber Andrade, 05, Rio Branco, com a solicitação em mãos emitida pela empresa.
Saúde da Família
1. Quais as Unidades que possuem Estratégia de Saúde da Família?
UBS Porto de Santana, Nova Canaã, Novo Brasil, Cariacica/Sede, Oriente e Nova Rosa da Penha 2.
2. Por que somente essa UBS possuem ESF?
Porque foram os locais que possuem equipe completa com ACS/ Agente Comunitário de Saúde, que foram aprovados pelo último concurso público realizado pelo município de Cariacica.
3. O que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) fazem?
São profissionais que cadastram as famílias de sua micro área, orientam as famílias quanto a utilização dos serviços de saúde, realizam visitas domiciliares em conjunto com as equipes de Saúde da Família, através do critério de vulnerabilidade e famílias com maior necessidade. Desenvolvem atividades de promoção, pesagem aos beneficiários do Programa de Transferência de Renda / Bolsa Família e com enfrentamento de vulnerabilidades, identificando os principais agravos do território, visando à promoção de saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das pessoas/famílias com problemas de saúde.
4. A Equipe Saúde da Família atende apenas acamados?
Não. O objetivo da ESF é prestar um atendimento de qualidade, integral e humano em unidades básicas municipais, garantindo o acesso a assistência e à prevenção em todo o sistema de saúde, de forma a satisfazer as necessidades de todos os cidadãos, e elegendo a família e seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento de saúde.
5. Todas as UBS em Cariacica possuem ESF? Por quê?
Não. Porque para se ter Equipe Saúde da Família (ESF), faz necessário ter ACS e esse profissional é primordial para a composição da Equipe, do qual no último concurso foi ofertado 200 vagas, mas apenas 54 ACS foram aprovados. Dessa forma hoje o município possui oito ESF em todo território.
6. Médico do Programa Mais Médico faz visita domiciliar?
Sim.
Saúde da criança
1. Onde procurar atendimento à criança na Rede Municipal de Saúde?
Nas Unidades Básicas de Saúde de seu território.
2. O que fazer se na minha unidade não tiver pediatra?
A criança poderá ser atendida pelo médico da Unidade de Saúde que possui Estratégia Saúde da Família, Programa Mais Médicos ou ser encaminhada para outra Unidade de Saúde mais próxima de sua residência que possua pediatra.
3. Como agendar para as especialidades?
Neuropediatra: Após consulta/avaliação do médico da Unidade de Saúde de Referência, o encaminhamento será enviado para a Regulação/SEMUS para ser agendado pelo CRE/SESA.
Fonoaudiólogo: Após consulta/avaliação do médico da Unidade de Saúde de Referência, o encaminhamento será enviado para a Regulação/SEMUS para ser agendado na Rede Municipal de Saúde (Unidades de Saúde: Itaquari, Jardim Botânico, Santa Fé e Sotelândia).
4. Onde posso realizar o teste do pezinho?
Na sua Unidade de Saúde de referência preferencialmente até o 5º dia de vida ou antes de completar 30 dias de vida.
5. Se na minha Unidade de Saúde de referência não realizar o teste do pezinho?
A família deverá ser orientada a buscar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
6. Onde realizar o Teste da Orelhinha?
A família deve entrar em contato com a APAE Cariacica para agendamento do exame. Telefone: (27) 3216 – 7855.
Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas
1. Quem poderá buscar o Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas?
Criança, adulto e idoso que esteja em sofrimento psíquico ou apresente algum tipo de transtorno mental, sendo identificado após avaliação do pediatra, médico clínico geral ou equipe de referência do programa de saúde mental, álcool e outra drogas.
2. Onde buscar o Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas?
Nas Unidades Básicas de Saúde que ofertam o atendimento psicossocial: Cariacica Sede, Bela Aurora, Santa Fé, Itaquari. A unidade de Jardim América atende especificamente usuários que fazem uso de substâncias psicoativas como crack, álcool e outras drogas.
3. Onde é realizado o atendimento aos usuários que fazem uso de substâncias psicoativas como crack, álcool e outras drogas?
O atendimento é ofertado na Unidade Básica de Saúde de Jardim América. O usuário poderá buscar o atendimento nas quintas-feiras, dia de acolhimento para as pessoas que desejam realizar o tratamento à dependência química. O serviço atua na modalidade de porta aberta. O tratamento é realizado por equipe multidisciplinar (Psicólogo, Assistente Social e Médico Clínico geral). O telefone da unidade é: 3346-6562.
4. Recebi encaminhamento para consulta com psiquiatra, o que fazer?
Com o encaminhamento em mãos, o usuário deverá entregar o encaminhamento no setor de especialidades da Unidade Básica de Saúde mais próxima do seu bairro. A liberação da consulta é realizada pelo setor de Regulação da SESA. A consulta é realizada no CRE Metropolitano. Cabe salientar que o usuário após ter dado entrada no encaminhamento no setor de especialidades da UBS, deverá também ser acompanhado pela equipe psicossocial da Unidade Básica de Saúde.
5. Qual horário de funcionamento do atendimento ofertado pelas equipes nas UBS?
Os horários de atendimentos ofertados nas Unidades Básicas de Saúde seguem os horários de funcionamento da própria UBS. É necessário entrar em contato com a UBS de referência para se informar sobre o horário de funcionamento. Para a realização do atendimento/acolhimento e agendamento de consultas é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde para a realização dos procedimentos necessários. Confira a região de abrangência do Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras
REGIÃO 1 – Unidade de Referência da Equipe: US Porto de Santana
Atendimento psicossocial: Ubs de Itaquari
Telefone(s): 3346-6539/3386-1031
Bairros que atende:
- Porto Santana (Morro do SESI)
- Área não identificada
- Nova Canaã
- Flexal I
- Flexal II
- Porto Novo (Del Porto)
- Presidente Médici
- Aparecida
- Retiro Saudoso
REGIÃO 2 – Unidade de Referência da Equipe: US Campo Verde
Atendimento psicossocial: Ubs Cariacica-Sede
Telefone(s): 3284-4933/3254-3386
Bairros que atende:
- Campo Verde
- Bubu
- Planeta
- Vila Prudêncio
- Cangaíba
- Santo Antônio
- Tabajara
- Graúna
- Serra do Anil
- Santana
REGIÃO 3 – Unidade de Referência da Equipe: US Oriente
Atendimento psicossocial: Ubs Itaquari
Telefone(s): 3346-6567/3346-6574
Bairros que atende:
- Nova Valverde
- Tucum
- Itacibá
- Oriente
- Nova Brasília
- Itanguá
- Rio Branco
REGIÃO 4 – Unidade de Referência da Equipe: US Morada de Santa Fé
Atendimento psicossocial
Telefone(s): 3346-6575/3346-6564
Bairros que atende
- Santa Fé
- Dom Bosco
- Vila Palestina
- São Geraldo
- São Conrado
- Santa Cecília
- Cruzeiro do Sul
- Vila Capixaba
- Campo Grande
- São Francisco
- Vera Cruz/Cantinho feliz
REGIÃO 5 – Unidade de Referência da Equipe: US Itaquari
Atendimento psicossocial
Telefone: 3226-8836
Bairros que atende:
- Itaquari
- Sotema
- Alto Boa Vista
- Edito
- Alto Lage
REGIÃO 6 – Unidade de Referência da Equipe: US Bela Aurora
Atendimento Psicossocial
Telefone(s): 3346-6561/3369-8597
Bairros que atende:
- Bela Aurora
- Vasco da Gama
- Vale Esperança
- Boa Sorte
- Vista Mar
- Bandeirantes
- Sotelândia
- Jardim América
- Valparaíso
REGIÃO 7 – Unidade Referência da Equipe: US Jardim Botânico
Atendimento psicossocial: Ubs Bela Aurora
Telefone(s): 3369-8338
Bairros que atende:
- Jardim Botânico
- Chácara União
- Vista Linda
- Caçaroca
- Rio Marinho
- Castelo Branco
- Jardim de Halá
- Bela Vista
- Santa Paula
- Alzira Ramos
REGIÃO 8 – Unidade Referência da Equipe: US Nova Rosa da Penha II
Atendimento psicossocial: UBS de Cariacica Sede
Telefone(s): 3254-6886/3254-5265
Bairros que atende:
- Nova Rosa da Penha
- Área não identificada
- Porto Engenho
- Nova Esperança
- Pica Pau
- Porto das Pedras
- Vila Cajueiro
REGIÃO 9 – Unidade de Referência da Equipe: US Cariacica Sede
Atendimento psicossocial
Telefone(s): 3284-4843/3284-4997
Bairros que atende:
- Cariacica-Sede
- Alice Coutinho
- Santa Luzia
- São João Batista
- Porto de Cariacica
- Vila Merlo
- Prolar
- Antônio Ferreira Borges
REGIÃO 10 – Unidade de Referência da Equipe: US Mucuri
Atendimento psicossocial: Ubs de Santa Fé
Telefone(s): 3346-6544/3396-9663
Bairros que atende:
- Mucuri
- Novo Horizonte
- Operário
- Vila Independência
- Vista Dourada
- São Gonçalo
- Nova Campo Grande
- Piranema
- Vale dos Reis
- Novo Brasil
REGIÃO 11 – Unidade de Referência da Equipe: US Itapemirim
Atendimento psicossocial: Ubs de Bela Aurora
Telefone(s): 3346-6545/3216-7691
Bairros que atende:
- Itapemirim
- São Benedito
- Campo Belo
- São Geraldo II
- Rosa da Penha
- Santa Izabel
- Maracanã
REGIÃO 12 – Unidade de Referência da Equipe: US Santa Bárbara
Atendimento psicossocial: Ubs de Santa Fé
Telefone(s): 3346-6554/3343-7336
Bairros que atende:
- Santa Bárbara
- Tiradentes
- Santo André
- Campina Grande
- Jardim Campo Grande
- Padre Gabriel
- Formate
Bolsa Família
1. Quais são os compromissos a serem cumpridos pelas famílias beneficiárias do PBF na saúde?
A agenda de saúde do PBF no SUS compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e imunização.
2. Quem deve ser acompanhado?
Toda a família já beneficiária do Programa Bolsa Família, cadastrada através do Cadastro único, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de referência, deve procurar a Unidade de Saúde do seu território para realizar o acompanhamento.
3. Em quais Unidades de Saúde posso realizar o acompanhamento dos compromissos com o Programa na Saúde?
Todas as Unidades de saúde do Município de Cariacica estão aptas a realizar o acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa.
4. Sou beneficiário do Programa, porém realizei o Cadastro Único em outro município. O que devo fazer?
O Programa Bolsa Família é Federal. Desta forma, as famílias podem ser acompanhadas em qualquer lugar do Brasil.
Recomenda-se que ao mudar de município, bairro, rua, escola, dentre outros, a família procure o CRAS de referência para atualização do Cadastro, uma vez que manter o cadastro com informações atualizadas também é um compromisso da família ao assumir o programa.
5. Quais são os profissionais responsáveis pelo acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa família na Saúde?
As famílias deverão ser assistidas por uma equipe de Saúde da Família, por agentes comunitários de saúde ou pelas equipes das unidades básicas de saúde, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família.
6. Quantas vezes por ano a família deve procurar os serviços de saúde para realizar o acompanhamento do Bolsa Família?
As famílias precisam ser acompanhadas pela saúde pelo menos uma vez a cada vigência (janeiro a junho - 1ª vigência - e julho a dezembro - 2ª vigência). No caso das gestantes, essas devem realizar todas as consultas e exames solicitados durante o pré-natal.
7. Onde são registrados os dados dos acompanhamentos realizados nas Unidades de Saúde?
Os dados são registrados pelas equipes de saúde nos mapas avulsos e mapa impresso e posteriormente são inseridos pela gestão do programa no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde no qual também se inserem as informações do acompanhamento e monitoram-se as ações e condicionalidades da Saúde.
8. O que é o Benefício Variável Gestante?
O Benefício Variável Gestante consiste no pagamento de nove parcelas de R$ 39,00 às famílias identificadas com gestantes em sua composição. O Benefício Variável Gestante tem como principal objetivo aumentar a proteção à mãe e ao bebê durante a gestação, elevando a renda familiar e promovendo maior atenção a uma fase essencial para o desenvolvimento da criança.
Assim, este benefício oportuniza a captação precoce das beneficiárias gestantes pelo serviço de saúde para a realização do pré-natal. Quanto antes for informado a ocorrência da gestação, mais rapidamente a família receberá o benefício.
9. O que a Gestante Beneficiária do Programa Bolsa Família deve fazer para ter direito ao Benefício Variável Gestante?
Enquanto todos os outros benefícios do PBF têm seu processo de concessão baseado na composição familiar registrada no Cadastro Único, a concessão do BVG se inicia com o registro da gravidez pelos profissionais da área de saúde no Sistema de Gestão do PBF na Saúde, sistema no qual é registrado o resultado do acompanhamento das condicionalidades de saúde.
Ao iniciar o acompanhamento de pré-natal com a equipe de atenção básica de saúde no município, será registrada a data da última menstruação e a gestante será encaminhada para a realização do pré-natal. Os dados são inseridos no Sistema do Bolsa Família na Saúde, para a avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Desta forma, podem receber o BVG as famílias já beneficiárias do Bolsa Família que tenham gestantes identificadas na sua composição a partir do acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa.
10. Como é realizado o registro da Gestação no Sistema do Programa Bolsa Família na Saúde?
A identificação das famílias elegíveis ao BVG é feita pela saúde, por meio do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde. Assim, com a implementação deste benefício, que objetiva o aumento da proteção à mãe e ao bebê, elevando a renda familiar na gestação e na primeira infância, amplia-se a responsabilidade do SUS junto às famílias do PBF. Assim, este benefício oportuniza a captação precoce das beneficiárias gestantes pelo serviço de saúde para a realização do pré-natal. Quanto antes for informado a ocorrência da gestação, mais rapidamente a família receberá o benefício.
11. O que é o Benefício Variável Nutriz?
A partir do nascimento dos bebês, as mães do Bolsa Família têm direito ao Benefício Variável Nutriz, que pode ser solicitado ao realizar a inclusão do novo membro da família no CRAS de referência (com a apresentação da certidão de nascimento). A partir da inclusão da criança no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal, que precisa ser feita até o sexto mês de vida, o MDS efetua o pagamento de seis parcelas mensais de R$ 39.
12. Quantas parcelas do benefício variável nutriz a família pode receber?
Caso a família faça o registro assim que o bebê nasce, maiores são as chances de receber o total de parcelas deste benefício.
O Benefício Variável gestante consiste em seis parcelas que são pagas até o sexto mês de vida do bebê, logo, se a família demorar a realizar a atualização cadastral, não receberá as seis parcelas.
13. É verdade que o Ministério disponibilizou repelentes para todas as mulheres gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família?
As grávidas precisam de atenção especial em relação ao Aedes aegypti, utilizando repelentes, calças e camisas de mangas compridas e mantendo janelas fechadas ou teladas. Os frascos de repelente foram encaminhados pelo Ministério do Desenvolvimento Social como uma das medidas para proteção e prevenção individual contra o Aedes aegypti, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Desta forma, se você está gestante e recebe o benefício do Programa Bolsa Família, procure a sua Unidade de Saúde de referência para realizar o acompanhamento e retirar dois frascos de repelente por mês até o final da gestação.
14. Caso minha família não realize o acompanhamento na Unidade de Saúde, o benefício pode ser bloqueado?
Sim. Ao se cadastrar no CRAS de referência, através do cadastro Único e passar a integrar o Programa Bolsa Família, a família assume o compromisso com a Saúde, Educação e Assistência Social.
Ao deixar de cumprir os compromissos, a família poderá sim ter o benefício bloqueado, suspenso e até cancelado.
15. Meu benefício está bloqueado. O que devo fazer?
Ao identificar o não recebimento do benefício, o responsável familiar pode entrar em contato com o número 0800-707-2003 (ouvidoria do MDS) ou procurar o CRAS de referência para identificar o motivo do bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício.