Texto: Gabriela Singular Foto: Jackeline Gomes

Dois alunos do Curso de Iniciação Teatral da Prefeitura de Cariacica, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult), deram um passo decisivo em suas trajetórias artísticas. A dupla foi aprovada no concorrido processo seletivo da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (Fafi), subindo mais um degrau rumo à profissionalização.
Um dos aprovados é Saulo Moço de Souza, de 18 anos. Morador de Morada de Santa Fé, ele iniciou as aulas na prefeitura em setembro do ano passado, mas a vocação vem desde a infância. “Quando eu era pequeno, via filmes e ficava interpretando para a minha mãe”, relembra.

Saulo destaca que o curso municipal foi essencial para superar a timidez. “No início, eu achava que não conseguiria falar no palco, mas as aulas me ajudaram a destravar. Estar na Fafi era um sonho e estou muito feliz”, comemora o jovem.
Persistência e realização
Para Mileide Silva, de 29 anos, a aprovação é a concretização de um desejo antigo. Moradora de Rosa da Penha, ela sempre demonstrou talento para a dança, o canto e a atuação. Mesmo com a rotina intensa, decidiu investir no seu dom.

"Sou mãe, trabalho e equilibrar tudo é desafiador. Mas essa notícia me deu ânimo. Mostra que com esforço é possível avançar mesmo com a vida corrida. Vou agarrar todas as oportunidades, pois é um sonho se tornando realidade”, afirma Mileide.
A conquista da dupla reforça o papel fundamental das oficinas gratuitas como porta de entrada para a profissionalização artística. Segundo o professor Hudson Braga, o curso foi o alicerce para que os alunos chegassem preparados ao processo seletivo.
“Estamos muito felizes com essa conquista deles. Temos a consciência da importância da participação deles em nossa oficina, com os ensinamentos, as orientações e a preparação para que tivessem esse belíssimo resultado”, disse o professor.
O curso
Com duração de quatro meses, e carga horária de 100 horas, as aulas de Iniciação Teatral foram ministradas pelos professores Hudson Braga, João Vita, Ricardo Amaro e Docca Loureiro, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande.
"Estamos muito orgulhosos de ver os nossos alunos conquistando esse espaço. Isso prova que as oficinas da prefeitura ajudam a abrir portas para quem tem talento e vontade de crescer. O nosso objetivo é continuar dando esse empurrãozinho para que mais artistas de Cariacica realizem seus sonhos", afirmou a secretária de Cultura e Turismo (Semcult), Lúcia Dornellas.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas