Texto: Mariana Santos Foto: Divulgação Semdec

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e a fiscalização integrada foram acionados no domingo (18) para atender a uma ocorrência de uma tartaruga marinha encalhada na Orla de Cariacica. Ao chegar no local, a equipe constatou que o animal já estava sem vida e tinha uma corda enrolada no pescoço, evidenciando os impactos do descarte incorreto de resíduos no meio ambiente.
Após a identificação, foi confirmado que se tratava de uma tartaruga da espécie Caretta caretta, conhecida como tartaruga-cabeçuda. Devido ao grande porte e peso do animal, a equipe solicitou apoio da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) para realizar a retirada com segurança. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Projeto Tamar também foram acionados para acompanhar a ocorrência.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Tibério, explicou que o resgate foi realizado de forma integrada. “A Semdec acionou a Secretaria de Serviços para nos apoiar na retirada da tartaruga, porque ela é muito grande e muito pesada. Também acionamos o Ibama e o Projeto Tamar, que solicitou a doação do corpo do animal para a realização de estudos científicos. Diante disso, optamos por fazer o resgate em conjunto, contribuindo com a pesquisa e com a preservação ambiental”, disse.
A tartaruga foi encaminhada ao Instituto Tamar, onde será utilizada para fins de pesquisa, ajudando a ampliar o conhecimento sobre a espécie e as causas de mortalidade associadas à ação humana.
De acordo com a secretária, o caso reforça a necessidade de conscientização ambiental. “É fundamental investir na educação ambiental, para que as pessoas tenham mais cuidado com os resíduos que descartam. Não podemos afirmar, porém a tartaruga, aparentemente, morreu por causa da corda encontrada enrolada em seu pescoço. Esse tipo de lixo, quando vai parar no mar, pode se transforma em uma armadilha fatal para os animais”, ressaltou Luciana.
O secretário municipal de Serviços, Marcos Aranda, também destacou a importância de realizar o descarte de maneira correta. “Reforçamos que a limpeza urbana e o descarte correto de resíduos são responsabilidades compartilhadas entre o poder público e a população”, concluiu.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas