Projeto 'Aprendendo com Arte' capacita professores

A Prefeitura de Cariacica tem capacitado constantemente seus professores para uma melhor qualidade de ensino. Nesse sentido, nesta quinta e sexta (23 e 24), acontecerá o projeto “Aprendendo com Arte”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). No turno matutino haverá um grupo de estudos das 8h ao meio-dia e outro, no vespertino, das 13h às 17h.


A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme) com o Instituto Arte na Escola e a Fundação Volkswagen. O objetivo do evento é capacitar os 80 professores de Artes da Rede para que possam trabalhar a disciplina com os alunos, buscando a divulgação e o aprendizado dos patrimônios e da memória cultural do município.


Na quinta (23), o tema será “Patrimônio cultural, individual e coletivo”. Já na sexta (24), serão dois assuntos abordados: “Cultura material e imaterial” e “Identidade e memória”.


A próxima qualificação do “Aprendendo com Arte” será nos dias 7 e 8 de maio. Os tópicos ainda não foram definidos.


Confira abaixo depoimentos de quem participou da formação:

“É um projeto de formação continuada destinado ao professor de Artes que está em sala de aula. Trata-se de um aperfeiçoamento que visa melhorar a prática profissional e atualizar o professor em novos procedimentos e nas leituras mais atuais”, explica a coordenadora geral do projeto “Aprendendo com Arte”, Jurema Sampaio.

“O exercício foi rico, pois nos fez voltar ao tempo em que tínhamos aulas tradicionais e, assim, pudemos avaliar que práticas foram positivas e quais não foram. Quanto à sala de aula, o projeto nos forneceu uma orientação sobre como criarmos um registro de tudo o que aprendemos. Com essa espécie de diário pessoal da escola, podemos sempre relembrar e fixar os conteúdos relevantes”, relatou o professor de Artes das Escolas de Ensino Fundamental (Emef) Talma Sarmento de Miranda e Manoel Pedro Rocha, Otoniel Rocha de Sousa.

“O projeto foi um achado. Só Cariacica e Aracaju que estão tendo o privilégio de ter esse curso à distância e de forma presencial. Para a nossa rede, o grande diferencial está sendo a questão do digital, de trazer a tecnologia e a multimídia para dentro da sala de aula. Até então, não havíamos tido uma formação com esse peso, além da qualidade do material fornecido e dos palestrantes”, afirmou o professor de Artes da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Nilton Gomes, Enoque Rocha.