Alunos da rede municipal reciclam óleo de cozinha para produção de sabão ecológico
Por Daniel Nogueira Vargas, postado em 09/06/2015
Fotos Divulgação
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oliveira Castro, em Itaquari, começaram a reciclar óleo de cozinha para produção de sabão ecológico. Com a medida, a estimativa é de que a redução dos gastos com limpeza na Emef chegue a 80%. Serão fabricadas duas versões do material: o sabão em barra e o detergente líquido. A coordenação do projeto será feita pela Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com Vida), com a orientação da professora Renata Helena da Silva Chamarelli.
A iniciativa tem como principais objetivos conscientizar a população e diminuir a quantidade de óleo descartado no meio ambiente. O sabão ecológico é produzido a partir do óleo de cozinha utilizado no dia a dia e traz benefícios por não agredir a natureza. Quando o óleo de cozinha não é descartado de maneira correta, ele chega aos esgotos e atinge os rios, causando poluição do meio ambiente, a extinção de animais e a produção do gás tóxico metano. Esse gás em contato com a camada de ozônio contribui para o efeito estufa.
Além de ter melhor qualidade do que o sabão comum, o produto tem poder bactericida, não agride a pele e não contém produtos químicos como os industrializados. Ele pode ainda gerar economia e renda no fim do mês.
Aprenda a produzir o sabão ecológico:
- 4L de óleo;
- 1L de soda cáustica;
- 1L de álcool;
- Aromatizante.
Para a produção do sabão, você deve usar luvas, máscara e uma colher de pau. Os ingredientes devem ser misturados por 40 minutos, até virarem um creme espesso. Após o processo, despeje o conteúdo em formas. Deixe descansar por seis horas e parta. Após uma semana, o sabão estará curtido para ser utilizado.