Integração dos serviços públicos e lideranças comunitárias para combater a dengue

Atentos ao índice de dengue no município, a Vigilância Epidemiológica de Cariacica reuniu nesta quinta (03) com os profissionais do Programa de Agentes Comunitários da Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses. O encontro visou à integração dos serviços públicos para o fortalecimento das ações de combate à dengue. Participaram do encontro mais de 100 profissionais. O próximo passo será a mobilização das lideranças comunitárias e religiosas dos bairros para que contribuam no trabalho de prevenção à doença


A referência técnica sobre a dengue, Wilson Gonçalves, explica que é necessário unir forças para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. “Os agentes comunitários de saúde já fazem vistas nas residências para acompanhar os pacientes. Com o olhar também atento as medidas de prevenção à dengue, os profissionais podem identificar, por exemplo, um vaso com acúmulo de água e orientar o morador a tomar medidas para evitar a proliferação do mosquito”, elucida Gonçalves.


A ideia é articular em conjunto com a subsecretária de Serviços Urbanos, a Secretaria de Educação ações para auxiliar na conscientização da população e no combate a proliferação do mosquito. Outra medida que já começou a ser adotada é a mobilização das lideranças comunitárias nos bairros com maior índice de caso de dengue, bem como lideranças religiosas desses locais.
Três bairros se destacam nos índices de casos notificados neste ano. São eles: Flexal II com 119, Flexal I com 60, Jardim Botânico com 59. Esses dados são referentes ao período de janeiro a agosto.


Leia também: Trabalho pioneiro da moto fumacê diminui casos de dengue