Sábado tem mutirão de vacinação contra a gripe sem agendamento no Shopping Moxuara
Por Heberton Silva, postado em 13/08/2021
Fotos Heberton Silva
A praça de alimentação do Shopping Moxuara, um local de lazer, nesta semana se transformou também em um espaço para imunização da população contra a gripe. Trata-se do mutirão sem agendamento realizado pela Secretaria Municpal de Saúde (Semus). A vacinação continua neste sábado (14), das 8 às 16 horas.
Para receber a dose basta comparecer ao local portando um documento de identidade. Qualquer pessoa com idade acima de seis meses poderá ser vacinada. Quem recebe a vacina fica grato pela oportunidade e elogia a ação da Secretaria de Saúde.
"Ações como essas são muito importantes para a população. A equipe está de parabéns", disse Luciana Nunes Pereira, que está desempregada. O personal trainer Moisés Nunes Gomes elogiou a rapidez do atendimento. "Assim é mais prático", comentou.
A dona de casa Iasmin Santos concorda com eles: "É muito importante se vacinar, ainda mais neste período de pandemia que vivemos".
Aprendizado
Por trás das máscaras, seringas e jalecos são 15 alunos e vacinadores do curso técnico em enfermagem do Colégio Lusíadas, em Campo Grande. Todos são supervisionados pela Semus. Para eles, atuar nesses mutirões é uma forma de colocar em prática o que aprendem na sala de aula.
"É muito prazeroso poder ajudar o próximo. Aqui percebemos que a população se preocupa em se proteger", disse a professora do curso técnico em enfermagem e monitora da ação, Mirtes Rangel.
A estágiária do curso técnico em enfermagem e vacinadora Ingrid Rizzo Desteffani participa da vacinação pela primeira vez. "É uma ótima chance de colocar em prática o que estou aprendendo", afirmou. "É uma oportunidade que temos para ajudar a salvar vidas", destacou o estudante e vacinador Gabriel Arezi, que participou do mutirão realizado no estádio Kleber Andrade.
Entre os vacinadores também é possível encontrar história de superação. A enfermeira Maria Moura chegou a perder 100% da visão após ser contaminada por uma bactéria. Após sua segunda tentativa, ela conseguiu realizar transplante das córneas. "Cada pessoa que ajudo, eu sinto gratidão por poder ajudar. Descobri o amor pela enfermagem e fico muito grata em participar da vacinação", afirmou.
O mutirão continua neste sábado (14), das 8h às 16 horas.