UBS de Itaquari ganha programa de orientação ao exercício físico para idosos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaquari inicia neste mês um serviço diferenciado para o pessoal da terceira idade. É o Programa de Orientação ao Exercício Físico, que vai atender a pessoas com mais de 60 anos que sejam diabéticas e hipertensas.


O objetivo é contribuir na promoção, na prevenção e na intervenção das doenças preestabelecidas. O trabalho será desenvolvido por um grupo multidisciplinar, que faz parte da equipe de estratégia de saúde da família na atenção primária.  


"O programa de orientação ao exercício físico é mais um avanço na saúde de Cariacica trabalhando com a promoção da saúde e possibilitando uma qualidade de vida melhor", salientou Roberta Goltara, secretaria de Saúde de Cariacica.


O trabalho será coordenado pelo profissional de Educação Física Michell Vetoraci e desenvolvido pela equipe formada por nutricionista, assistente social, enfermeiro e médico. 


“A intenção do programa é tornar esses idosos mais ativos fisicamente e assim melhorar a condição de saúde e a autonomia, oferecendo equilíbrio, força, dando condição de vida melhor para eles”, detalhou Vetoraci, que um  profissional da rede municipal de Saúde de Cariacica, integrante do Programa de Qualificação da Atenção Primária, por meio de uma parceria da Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Icepi) 


Seleção


Entre os dias 15 e 29 de junho acontecem as inscrições, que poderão ser feitas diretamente na UBS de Itaquari. Inicialmente, serão 30 participantes selecionados. A primeira etapa consiste na avaliação médica, que será seguida pelas avaliações física e nutricional. Em agosto, as atividades físicas começam efetivamente.  


A equipe do programa envolve a supervisora Karyca Genyza Lima, a enfermeira Carla Gesiany Henrique de Oliveira, a nutricionista Giordanna Silva dos Santos Gomes, o farmacêutico Wendel Carlos da Silva, as assistentes sociais Patricia Ferreira Viza e Dulce María Cossetti Carvalho, e a médica Alicia Reyes.


“A expectativa é a melhor possível! Os profissionais estão animados em trabalhar com a prevenção, porque tiramos o foco da doença e colocamos na saúde”, concluiu Vetoraci.