Procon Cariacica dá dicas para evitar cair em golpes do boleto falso

Um boleto muito parecido com o verdadeiro, com todas as características e valores semelhantes. Ao invés de pagar uma conta, a vítima acaba enviando dinheiro para outra pessoa, que falsificou o documento. Esse é mais um risco de golpe: os boletos falsos.


Seja ele físico ou online, o risco está no cotidiano do consumidor. Pensando na proteção do morador, o Procon Cariacica separou algumas dicas para evitar que esse crime faça mais vítimas.


No cenário digital, a recomendação é sempre verificar o remetente do e-mail e desconfiar de mensagens desconhecidas ou com erros de escrita. Antes de efetuar o pagamento, confira os dados do beneficiário, CNPJ e banco emissor, comparando com informações anteriores da empresa.


Confira o código de barras


O código de barras do boleto deve sempre começar com o código do banco emissor, que pode ser conferido em listas oficiais dos bancos. Verifique se o código de barras condiz com os números apresentados no boleto e com o banco emissor.


Utilize sites e aplicativos oficiais


Ao emitir boletos de pagamento, certifique-se de que está utilizando o site oficial da empresa ou banco. Evite clicar em links recebidos por e-mail ou mensagens de texto que possam redirecionar para páginas falsas.


Atualize seus programas de segurança


Mantenha seu antivírus, firewall e sistemas de segurança digital atualizados para reduzir o risco de interceptação de boletos ou dados sensíveis.


Evite redes de Wi-Fi públicas após pagamentos


Ao realizar transações bancárias ou pagamentos online, evite utilizar redes públicas de Wi-Fi, que podem ser alvo de hackers e golpistas.


Guarde comprovantes de pagamento


Sempre guarde os comprovantes de pagamento e, se possível, faça o acompanhamento do pagamento no site da empresa para garantir que foi creditado corretamente.


A forma mais segura de gerar boletos é evitar links recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagens. Caso seja vítima de um golpe, é essencial agir rapidamente, registrando um boletim de ocorrência e comunicando a instituição financeira envolvida.


Em caso de dúvidas, o morador pode procurar a sede do Procon de Cariacica, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Administrativo.