Robótica nas escolas: disciplina como oportunidade de inserção na tecnologia
Por Mariana Santos, postado em 18/02/2025
Fotos Divulgação
As aulas de robótica nas escolas da Rede Municipal de ensino tem feito grande sucesso entre os alunos. As atividades impulsionam a transformação social por meio da inclusão e da inovação. A robótica tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano. Pensando nisso, a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Educação do município, tem proporcionado aos estudantes novas oportunidades de conhecimento por meio dos kits de robótica.
Essa iniciativa promove uma experiência rica de aprendizado e nivela o acesso ao conhecimento, garantindo que todos os alunos, independentemente de sua classe social, possam usufruir da ferramenta educativa e inovadora. “Estamos intensificando o projeto nas escolas, acreditamos que a robótica contribui diretamente para a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou a secretária de Educação do município, Luzian Belisario.
Para o professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Professor Cerqueira Lima, Jackson Wasem, neste ano, os projetos serão planejados para potencializar a base nos livros de montagem.
“Os professores incluirão os projetos em seus planos de ensino, agendando com a pedagoga o uso dos kits nas aulas de tecnologia. Além disso, no segundo semestre, ofereceremos uma eletiva de robótica. Nesse formato, além de trabalhar com os robôs presentes nas fichas de montagem, buscaremos desenvolver, junto aos alunos, novos robôs que não estão catalogados em nosso material”, explicou.
Como a robótica é apresentada aos alunos
O robô é um módulo eletrônico com peças de encaixe de plástico e uma esteira emborrachada que sobe e desce rampas, precisando obedecer um circuito desenhado no chão, por meio de sensores e programação de computador.
Os professores receberam treinamento específico em robótica e as aulas são ministradas por um professor experiente, junto ao regente, ambos devidamente capacitados para orientar os alunos.
Davi Milward, de 10 anos, aluno da escola, vai participar pela primeira vez. "Estou empolgado para começar as aulas de robótica. Eu nunca participei antes e por isso eu estou ansioso. A gente vai aprender a fazer os robôs com as matérias que estamos aprendendo. Vai ser bem legal, tenho certeza", falou.
Nas aulas iniciais, os estudantes são apresentados ao material, incluindo robôs montados anteriormente, o que provoca grande entusiasmo e estimula a criatividade. Essa vivência desperta o desejo de participar ativamente das aulas e desenvolver projetos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Projeto desenvolvido pela escola
“No ano passado, realizamos um projeto focado na alimentação saudável e na prática de atividades físicas para promover a saúde. O culminar deste projeto foi a construção de um robô ‘Malhação’, que, além do kit de robótica, contou com uma barra olímpica impressa em 3D para que o robô pudesse manipulá-la”, contou o professor.
Segundo Wasem, o aproveitamento do material nos últimos anos foi tão positivo que a escola recebeu um convite da Secretaria de Educação para formar uma equipe e participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) neste ano.