Cariacica intensifica ações de combate à dengue com visitas domiciliares e conscientização

Mais de 30 agentes comunitários de endemias da Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) realizaram, na manhã desta quinta-feira (20), uma ação de combate à dengue, chikungunya, zika e oropouche nos bairros de Itacibá e Campo Grande. Em grupos, os agentes percorreram casas conscientizando os moradores sobre a prevenção da doença.    


Durante a ação, os agentes além de reforçarem as medidas de prevenção, também trabalharam na identificação dos locais potenciais onde os mosquitos Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika, se proliferam com facilidade.    


Nos locais onde foram encontrados focos do mosquito, as equipes aplicaram larvicidas e retiraram a água dos recipientes, geralmente em vasos de plantas. Na sexta-feira (21), a ação continua nos bairros de Tiradentes e Alto Lage.    


A professora aposentada, Marília Crisóstomo, que recebeu a visita dos agentes, falou sobre a importância da ação. “A prevenção contra a dengue é um trabalho muito importante. A gente tem que abrir as portas das nossas casas para receber as informações porque temos que preservar as nossas famílias”, destacou.



A coordenadora de Vigilância Ambiental, Regina Ribeiro Miranda falou sobre a dificuldade do trabalho das equipes de agentes de endemias “De cada 100 domicílios, 50 não conseguimos entrar, por estar com a casa fechada ou por alguma outra rejeição das pessoas”, explicou.


E continuou: “Por isso, reforçamos a necessidade de todos entenderem a importância das visitas na prevenção da doença. O nosso trabalho é orientar sobre como identificar possíveis focos do mosquito que é o causador da doença”, disse.