Rotativo Cariacica Digital: aplicativos otimizam tempo e oferecem comodidade para condutores no município

Para oferecer praticidade e garantir que os motoristas utilizem as vagas para estacionar em via pública com mais comodidade, o Estacionamento Rotativo Cariacica Digital conta com três formas de pagamento: parquímetro, internet e dois aplicativos de celular, DigiPare e o Vago, ambos disponíveis para iOS e Android. 


Segundo a Secretaria de Defesa Social de Cariacica (Semdefes), desde janeiro de 2022, quando começaram a ser utilizados, os aplicativos registraram um aumento significativo no uso, oferecendo vantagens como o cadastro de múltiplos veículos (carros e motos) e a opção de compra de créditos no sistema pré-pago.


Um dos diferenciais do estacionamento rotativo no município é a devolução de créditos não utilizados. Se o motorista compra três horas de estacionamento, mas usa apenas uma, por exemplo, o tempo não utilizado é devolvido em crédito no aplicativo.


Além disso, a fiscalização é feita pela placa do veículo, por isso, é importante que os motoristas digitem corretamente os dados ao efetuar o pagamento.


Manutenção e suporte


O consórcio responsável pelo sistema conta com uma equipe técnica para manutenção preventiva e corretiva dos 33 parquímetros. Em casos de problemas, o sistema aciona um técnico, que tem um prazo de até 60 minutos para realizar o atendimento.


"Muitas vezes, os usuários falam que os parquímetros não estão funcionando, mas o motivo é que eles são alvos de vandalismo. As pessoas inserem papel, palito de picolé, óleo, plástico e outros materiais. Por isso, pedimos também que a população ajude a cuidar dos equipamentos", disse o coordenador do Estacionamento Rotativo Cariacica Digital, Fluvio Linhares.


Os parquímetros também possuem um telefone de contato para suporte e são monitorados diariamente para garantir o funcionamento adequado.


Vagas para idosos e PCDs


As vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência (PCDs) são gratuitas, com tempo máximo de permanência de três horas. O motorista deve garantir que o veículo esteja devidamente identificado para ter direito à gratuidade estacionando na vaga destinada.