Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água: encontro de bandas, cortejo à padroeira e missa marcaram manhã desta segunda (28)

A manhã desta segunda-feira (28), Dia de Nossa Senhora da Penha, iniciou com o encontro especial das bandas do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água. Ainda cedo, os grupos, que representam uma forte cultura do município, iniciaram a tradição de todos os anos. 


Estiveram presentes o prefeito Euclério Sampaio, a vice-prefeita Shymenne de Castro, o governador Renato Casagrande, o vice-governador Ricardo Ferraço, a secretária de cultura de Cariacica, Lúcia Dornellas, e o secretário de cultura do Estado, Fabrício Noronha, entre outras autoridades. 


“É uma alegria estar aqui. O nosso Estado está avançando muito e a nossa cidade já avançou mais do que nos últimos 30 anos. Foram quase dois bilhões de investimentos, coisa que nunca existiu. Quero agradecer a todos que estão aqui, ao Frei, que ministrou uma missa muito bela, às nossas bandas de congo, e dizer que com a ajuda do governo do Estado, Cariacica vai continuar avançando”, ressaltou o prefeito da cidade, Euclério Sampaio.



Após o encontro, ao som de muito tambor e ao ecoar da casaca, as bandas saíram em cortejo à padroeira do Estado do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha. O momento foi marcado por muitos cânticos e respeito às tradições. 


A Mestra Darinha, primeira mestra mulher de Roda D’Água, estava animando a sua banda no cortejo. “É sempre uma honra fazer parte do Carnaval de Congo. A gente espera o ano todo para chegar nesse dia e fica tudo muito lindo e organizado. É um momento que a gente se conecta com as outras bandas e não deixamos a tradição morrer”, disse. 



Para encerrar a primeira parte do evento, os presentes se reuniram para a Missa Congueira com o Frei Evanir Matins, da Paróquia do Bom Jesus, e a comunidade Sagrada Família, no campo principal em Roda D'Água. 


Espalhados pelo campo, diversos moradores estavam fantasiados de João Bananeira, disseminando a cultura do município. “É importante que as pessoas conheçam a história de João Bananeira, é um orgulho muito grande para nós cariaciquenses quando somos lembrados. O povo precisa saber que nós temos cultura e que nós temos história”, falou Godô, representante do João Bananeira nas escolas.



No restante do dia, a programação seguiu a todo vapor. O evento contou com a apresentação Musical com a Banda “Casaca”, além do Encontro de todas as bandas de Congo no Campo Principal. 


O encerramento oficial será com a “Ave Maria”, acompanhada de tambores e show pirotécnico. O evento é promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e em parceria com a Prefeitura do município. A entrada é gratuita.