Carnaval de Congo reúne famílias inteiras em Roda D’Água
Por Joviana Venturini, postado em 28/04/2025
Fotos Joviana Venturini
O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, realizado nesta segunda-feira (28), mais uma vez foi um sucesso. O evento que faz parte da cultura do município também é uma tradição entre famílias, que fazem questão de aproveitar juntas a festa folclórica.
Na família do petroleiro Ricardo Rosa Ribeiro, 37 anos, gostar de congo é uma herança familiar. Atualmente ele mora em Vila Velha, mas foi nascido e criado e Cariacica, onde aprendeu com os pais a apreciar a tradição. E agora que é pai da pequena Catarina, de um ano e sete meses, está repassando o amor pelo congo para ela e para a esposa Renata Ribeiro, que é enfermeira esteticista. “Eu fui criado no meio da cultura do congo e também vou criar minha filha amando essa cultura”, disse ele.
No caso da pequena Letícia Freitas Araújo, oito anos, foi ela que levou a mãe para curtir a festa e dançou muito ao som dos congueiros e da Banda Casaca, que fez um show durante o carnaval. A estudante também se divertiu com o personagem folclórico João Bananeira, que ela conheceu na escola. “Ela gostou demais”, disse a mãe Leizianna Gabriel Freitas, que é diarista e mora em Novo Brasil.
Já a bióloga Quenia Lyrio, 33 anos, foi com a família e com amigos na festa de Roda D’Água. “É uma exaltação à cultura preta. Roda D’Água já mudou muito desde a primeira vez que eu vim, mas continua tudo muito bom”. A sogra dela, Sônia Rodrigues, psicóloga, foi à programação pela primeira vez. “Apesar de ser de Cariacica, este ano foi minha primeira vez nessa festa, que celebra a ancestralidade”, disse.
O evento foi promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e em parceria com a Prefeitura do município.