Cultura de Cariacica para o Brasil: João Bananeira faz participação em gravação para o Domingão com Huck
Por Mariana Santos, postado em 09/05/2025
Fotos Divulgação
Levando a cultura de Cariacica para o cenário nacional, o personagem João Bananeira, ícone popular do município, fez uma participação especial em uma gravação para o "Domingão com Huck", da TV Globo. A gravação, realizada na Orla de Cariacica, foi marcada por muita alegria e representatividade. A gravação será para o quadro "3 Minutos Pra Brilhar", com uma moradora do bairro Aparecida e sob o comando de Milton Cunha.
João Bananeira
Com mais de 150 anos de história, João Bananeira existe desde as antigas procissões em época de Carnaval de Congo em Roda D’Água. A região é um território remanescente de quilombo e, de acordo com a história contada, negros fugidos da Revolta de Queimados (1849) iniciaram a tradição do congo com seus cantos e tambores.
"Eu confesso que esse convite me deixou muito emocionado. A gente tem trabalhado muito levando o personagem nas escolas, dando vida ao João Bananeira, para que as pessoas pudessem conhecer a história da nossa cidade e hoje muita gente já conhece. Essa oportunidade é um marco para a nossa cidade e para a nossa cultura”, falou Alfredo Evangelista, mais conhecido como Alfredo Godô, que representa o João Bananeira nas escolas.
A participação foi conduzida pelo carnavalesco e cenógrafo Milton Cunha, que segundo Godô, se encantou com a história. “Ele ficou tão empolgado que não resistiu só em fazer essa recepção na Orla de Cariacica, ele quis dar uma volta na cidade com a banda de Congo tocando e o João Bananeira dançando”, lembrou.
Com a aparição no Domingão, João Bananeira reforça seu papel como ícone da cultura de Cariacica, agora com alcance nacional. “Foi uma experiência maravilhosa que vai ficar para a minha vida e para a história da cidade de Cariacica. Estou muito ansioso para ver essa gravação”, finalizou Godô.
“João Bananeira na Escola”
Para disseminar a cultura, em 2013 criou-se o “João Bananeira na Escola”, uma parceria entre as secretarias de Educação (Seme) e de Cultura e Turismo de Cariacica (Semcult). O objetivo é contar a história da figura folclórica para os alunos, desde as antigas procissões em época de Carnaval de Congo, até os dias atuais.
“O João Bananeira é uma representação muito marcante para o nosso município. Tivemos o Carnaval de Máscaras em Roda D’Água, onde o personagem é muito lembrado e conhecido. É uma felicidade enorme saber que nossa cultura ficará ainda mais conhecida”, disse Lúcia Dornellas, secretária de Cultura de Cariacica.