Alunos de Nova Esperança dão os primeiros passos para o mercado de trabalho
Por Analine Izoton, postado em 01/08/2014
Fotos Lucas Calazans
Sonhos, desafios e novas perspectivas deram o tom da cerimônia de certificação de 100 jovens e adolescentes da Escola Municipal Padre Anthonius Lutes de Nova Esperança e região. Eles receberam o diploma de conclusão do curso de iniciação profissionalizante nesta quinta-feira (31). Foram ofertados cursos de auxiliar administrativo e de recepcionista/telefonista. Isto aconteceu por meio de uma parceria entre a Gerência de Capacitação Profissional, Emprego e Renda (Gecaper), ligada à Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho, com a Fundação Educacional Antônio Dadalto (Fead). As aulas foram durante o recesso de inverno e duraram de 15 dias com carga horária de 4 horas.
![IMG_4612](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/IMG_4612-300x200.jpg)
As estudantes Joicimara Silva Figueredo (esq.), 16 anos, e Amanda Raiélen da Glória Ângelo, 18, comemoram a primeira certificação
Uma das formandas era a estudante Joicimara Silva Fiqueredo, 16 anos, que concluiu a capacitação de recepcionista. Ela lembra que o incentivo partiu da mãe. "Ela avisou que alguém da escola havia telefonado para informar sobre o curso. Assim que fiquei sabendo da novidade convidei outras pessoas. Foi uma maravilha porque nunca havia feito um curso que recebesse certificado, além de aprender várias coisas novas", comemorou. Já para Amanda Raiélen da Glória Ângelo, 18, foi o início da realização de um sonho. "Sempre fui apaixonada por Administração, apesar de nunca ter trabalhado na área. Foi uma chance maravilhosa tanto que atividades que nunca imaginei conhecer foi possível aprender neste curso", avaliou.
Superação
![IMG_4583](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/IMG_4583-300x200.jpg)
A professora Ana Carolina de Lima (esq.) entrega o certificado para Natália Lima da Silva, acompanhadas da instrutora Meyre Rose Machado (de óculos) e da coordenadora da Fead, Valdirlete Machado Rodrigues
Através do curso, a estudante Natália Lima da Silva, 15, de Nova Rosa da Penha, conseguiu o primeiro emprego. Ela tem dificuldades cognitivas e de compreensão, mas buscou superar as limitações com o apoio da professora de inclusão, Ana Carolina da Lima da Silva. "Gostei muito de tudo! É um sonho que todo mundo pode realizar. Eu consegui o que desejava: um trabalho", revelou.
Durante as aulas, a adolescente informou o interesse em trabalhar. A professora entrou em contato com a equipe da Gecaper que identificou uma vaga para adolescente aprendiz para pessoa com deficiência. Agora, ela será encaminhada ao primeiro emprego.
O curso
O diretor da Fundação Educacional Antônio Dadalto (Fead), Djalma Frasson, frisou aos presentes que a iniciativa é o primeiro passo para a qualificação profissional. "Cabe a vocês, agora, procurarem novos conhecimentos, pois para ingressarem no mercado de trabalho é necessário estar preparado. Eu acredito que os ensinamentos que vocês adquiriram podem e devem ser aprimorados. E cada um deve correr atrás porque a vida é uma competição e todo mundo tem um lugar. Que vocês continuem a buscar o conhecimento, que possam se aperfeiçoar para que tenham um lugar ao sol", motivou.
Durante a cerimônia, foi lembrado que os funcionários da Anthonius Lutes também deram a sua cota de participação. Eles fizeram uma grande mobilização para convidar e incentivar os alunos a abraçarem a oportunidade. "Em três dias tínhamos que inscrever 120 alunos. Era o período de férias, por isso, foi um corre-corre. Mas com a ajuda da equipe da escola foi possível", lembrou o vice-diretor Hudson Douglas Rosa Silva. Ele e demais funcionários, em ritmo de força-tarefa, foram até as casas dos estudantes para convidá-los.
![IMG_4552](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/08/IMG_4552-300x200.jpg)
O secretário da Semcit, Paulo Roberto, frisou o compromisso do governo municipal
Já o secretário da Semcit, Paulo Roberto, lembrou da obrigação do poder público em garantir maiores chances a quem quer ingressar no mercado de trabalho. "A parceria com a Fead é importante para o município de Cariacica porque nos permite levar oportunidade de qualificação para os nossos jovens e adolescentes. E este é o interesse do governo, qualificar e encaminhar para o primeiro emprego", pontuou o secretário da Semcit, Paulo Roberto.
A equipe da Gecaper divulga os cursos nas unidades escolares que irão receber o projeto. Estes são ministrados nas comunidades que apresentam situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a formação profissionalizante a fim de garantir uma melhor qualidade de vida à população.