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Servidores públicos municipais são capacitados para melhor atender a população
Proporcionar a capacitação aos servidores públicos para melhorar o atendimento ao cidadão. Este é o foco do treinamento que iniciou nesta segunda-feira (8) e segue até sexta-feira (12), para os 140 funcionários de algumas secretarias que compõe a administração em Cariacica. O curso de Qualidade para Excelência no Atendimento Público ocorre no auditório do Palácio Municipal e é ministrado pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Administração (Semad). De acordo com a secretária da Administração, Elisângela Melo, o treinamento é uma das metas da Semad e é realizado por meio do convênio com a Esesp. Ela frisa que é importante o evento acontecer no auditório da Prefeitura. “Os cursos, geralmente, são realizados nas dependências da escola. Desta vez é no Palácio Municipal, evitando o deslocamento dos servidores até a cidade de Vitória e viabilizando a participação de mais pessoas. Assim, valorizamos o funcionário público e demonstramos a confiança que temos neles,” afirma. São quatro turmas, duas no turno matutino e duas no vespertino. O treinamento tem carga horária de 20h. Segundo a coordenadora de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas da Semad, Bruna Cesconetto, o número de pessoas interessadas pelo curso ultrapassou as vagas ofertadas. “Antes do prazo de encerramento das inscrições as vagas já estavam preenchidas. Por isso, em setembro, está prevista mais uma capacitação, a fim de abranger as pessoas que não puderam participar deste momento,” explica. Os alunos estão aprendendo a desenvolver as seguintes atividades: - Reconhecer os processos/atividades inerentes à organização pública para encaminhar/monitorar as demandas apresentadas pelo cidadão; - Internalizar o conceito de qualidade nas práticas cotidianas na administração pública; - Orienta-se pelos princípios da qualidade no atendimento público; - Desenvolver proposta para sua unidade quanto aos padrões de excelência na qualidade do atendimento ao cidadão; - Desenvolver práticas de orientação ao público, de diálogo frente à participação dos cidadãos e os mecanismos de controle social da gestão; - Comunicar-se adequadamente com o público interno e externo; - Dominar estratégias de mediação de conflitos com o cidadão; - Contribuir para as práticas de endomarketing e melhoria contínua do clima organizacional; - Desenvolver ações de iniciativa própria para sua formação profissional permanente. Informações à Imprensa: Texto: Analine Izoton Jornalista Responsável:Brunella França