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Black Friday Brasil: confira dicas do Procon Municipal para evitar fraudes
A versão brasileira do Black Friday, dia de superofertas na internet, que será realizado nesta sexta (29) em todo o Brasil, alavancam as vendas. Mas os consumidores podem passar por alguns percalços. Reclamações sobre preços maquiados, falhas na entrega e sites que saíam do ar na hora de fechar uma compra são alguns dos problemas corriqueiros. Para evitar tantas dores de cabeça, o Procon de Cariacica alerta o consumidor para que ele possa aproveitar o dia de promoções tranquilo. De acordo com o Procon, é importante os consumidores verificarem os preços cobrados antes do evento para evitar cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado. Além disso, é importante observar a descrição do produto, comparar com outras marcas e ainda imprimir o comprovante que demonstre a confirmação de compra. Agora, quando a compra não é finalizada porque o site sai do ar na hora da finalização, é preciso que o consumidor salve todas as telas (printando a página do site) que demonstrem o erro para que o órgão de defesa possa tomar as providências necessárias. “Procurando o Procon com as provas da irregularidade, nós notificamos a empresa e ela é obrigada a cumprir o que ofereceu. Isto também se aplica às ofertas irreais que sobem os preços e voltam ao mesmo valor do produto e alegam ser promoção”, falou a coordenadora executiva de Proteção e Defesa do Consumidor, Thaiz de Sousa. Fiscalização Com o intuito de coibir as irregularidades dos sites mais populares de compra na promoção do Black Friday, o Procon municipal já vinha realizando o monitoramento de acompanhamento. Com isso, imprimiu diversas ofertas e fará a comparação de preços das promoções disponíveis. Munido de documentação necessária, o consumidor quando lesado poderá recorrer ao órgão para que as empresas cumpram a oferta. Para garantir a legitimidade das ofertas, o Procon poderá autuar a empresa que descumprir. Esta terá um prazo para regularizar o problema e atender o consumidor. Caso isso não for cumprido, ela será multada. Dicas para comprar na internet com segurança: - Para comprar com segurança, é fundamental que o consumidor busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet; - Instale no seu computador pessoal programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados; - Não faça as transações em computadores de uso público, garantindo a segurança dos seus dados pessoais e do cartão de crédito; - Antes da compra, o consumidor deve observar os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança da transação. A política de privacidade adotada pelo fornecedor deve ser clara e explícita, assegurando que os dados pessoais e de consumo não sejam divulgados sem o consentimento expresso do consumidor; - Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone fixo). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro e denuncie, pois a disponibilização dessas informações é obrigatória; - Desconfie dos sites que possuem como única forma de pagamento o depósito em conta corrente ou boleto bancário; - O comprador precisa se informar sobre as características, preços, valores de fretes, despesas adicionais, prazo de entrega ou execução, condições e formas de pagamento, antes de se decidir pela compra. Essas informações devem constar obrigatoriamente na página. Além disso, é aconselhável o consumidor manter um contato prévio, por e-mail, telefone ou fax, com o fornecedor para conferir todas as informações sobre o produto ou serviço; - Os sites devem deixar claro os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de “arrependimento de compra”. O exercício do direito de arrependimento implica na rescisão do contrato, sem qualquer ônus para o consumidor. Lembrando que o consumidor tem até 07 (sete) dias para comunicar ao fornecedor o desejo de desistir da compra. - Ao confirmar a contratação, é importante imprimir ou, se possível, guardar sob a forma eletrônica todos os documentos que atestem a relação comercial, como número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios; - O consumidor deve sempre exigir e guardar a nota fiscal da mercadoria; - A qualquer sinal de irregularidade, o indicado é entrar em contato com o fornecedor para registrar a ocorrência e tentar resolver o problema. Guarde os números de protocolo e os e-mails trocados com o fornecedor como garantia. Fonte: Procon Estadual Informações Adicionais: Texto: Lorena Zanon Jornalista responsável: Marcelo Pereira