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Seminário discute desafios e possibilidades da educação infantil

Desenvolver oportunidades para o diálogo plural das práticas pedagógicas na educação infantil da rede municipal. Essa discussão marca a VI edição da formação continuada da educação básica promovida pela Secretaria de Educação (Seme) nos dias 3 e 4 de outubro, com um ciclo de palestras que acompanham a temática “Infância e Educação Infantil: desafios e possibilidades” A abertura da capacitação aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 3, no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, em Itacibá. Na apresentação cultural de abertura, um musical interpretado pelas crianças do Cmei Princípio do Saber, de Padre Gabriel. Na plateia, o público-alvo do seminário, professores, diretores, pedagogos e profissionais que trabalham com a primeira infância de Cariacica. “Já estamos quase na reta final do ano letivo e participarmos de encontros como este nos ajudam a ampliar a discussão do trabalho que vem sendo realizado e como podemos avançar nas políticas que permeiam as práticas pedagógicas na educação infantil. Isso contribui com o aperfeiçoamento do profissional”, pontuou a subsecretária de assuntos pedagógicos, Ione Aparecida Duarte Santos Dias, para a relevância da formação. Na primeira mesa redonda do seminário, três palestrantes aprofundaram a discussão a partir do tema do encontro. Na exposição sobre a educação especial, o professor Anderson Rubim dos Anjos, com especialização em educação inclusiva, apresentou um panorama do trabalho com as diferenças que é realizado na rede de ensino. “Ainda precisamos aprofundar as políticas públicas que assegurem maior eficiência em lidar com estes alunos. Para isso, é importante aperfeiçoar a profissionalização dos professores que convivem com estes perfis de crianças”, explicou. No segundo dia de formação acadêmica da rede municipal de ensino, as atividades serão realizadas na Faculdade Multivix, em Campo Grande. Ao longo de toda a terça-feira acontecerá um ciclo de palestras envolvendo 11 eixos da educação infantil: leitura e escrita; inclusão da criança – educação especial; arteterapia; políticas públicas; artes; matemática no dia a dia das crianças de 3 a 5 anos; práticas pedagógicas no trabalho com crianças de 0 a 3 anos; educação física; avaliação; ser gestor escolar e as relações étnicos-raciais e as tensões no acesso e permanência dos professores. Há 27 anos trabalhando com educação infantil, a professora do Cmei Abilio Luiz Fagundes, do bairro Jardim de Alá, Shirley Amorim, considera necessário manter este diálogo das novas práticas na educação infantil. “A cada ano, a gente compartilha novos saberes, novas experiências. É uma troca de conhecimentos, onde se aprende e também ensina. Tudo isso contribui com a prática na sala de aula”, explicou a professora. Para a pedagoga Andrea Lyrio, que trabalha na rede municipal há 6 anos, o modelo de formação da Secretaria de Educação valoriza os profissionais da rede. “As palestras e rodas de conversas são coordenadas pelos próprios educadores do município. Assim conseguimos reconhecer a realidade dos casos relatados e podemos expor e trocar experiências”, contou. Ciclo de palestras Quando: terça-feira (4) Horário: das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h Local: Faculdade Multivix de Cariacica – Rua 13 de maio, 40, Campo Grande. Antiga Faculdade São Geraldo.

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