Texto: Thaiz Blunck Foto: Jackeline Gomes

Professores, pedagogos e educadores de toda a rede municipal de ensino de Cariacica se reuniram, nesta quinta-feira (6), para mais um dia de troca de experiências, aprendizado e inspiração no Seminário de Boas Práticas 2025, promovido pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme). O evento, que celebra as iniciativas mais criativas e transformadoras das escolas da rede, contou com a presença do prefeito Euclério Sampaio, da vice-prefeita Shymenne de Castro, do vice-governador Ricardo Ferraço e da secretária municipal de Educação, Luzian Belisario.

“Quero parabenizar o trabalho de todos que estão aqui, pois vocês cuidam das nossas crianças, dos nossos jovens, e isso é muito importante. Eu me sinto orgulhoso de ser prefeito em uma cidade em que os servidores, incluindo o magistério, fazem Cariacica alavancar e ser boa notícia para todo o Brasil”, destacou o prefeito Euclério Sampaio.
O encontro começou com uma apresentação dos alunos do 3º ao 5º ano, que participam do projeto Semearte, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Jorge. Na sequência, os profissionais dos Anos Iniciais participaram da palestra com o professor e escritor José Moran, referência em educação humanista e criativa. O tema “Educação transformadora: como proporcionar aprendizagem significativa no contexto atual da educação” convidou o público a refletir sobre o papel do professor como agente de mudança e inspiração.
A secretária Luzian Belisario ressaltou o crescimento do seminário e o comprometimento dos profissionais da rede municipal. “Este é um momento de muito aprendizado e quero dizer da nossa alegria de estar aqui. Estão sendo dias muito produtivos e é o encerramento de um ano letivo de muito trabalho, dedicação e resultados positivos. No ano passado tivemos cerca de 100 práticas inscritas e, neste ano, são quase 400”, destacou Luzian.
Práticas educativas
Ao longo dos quatro dias do evento, práticas educativas são apresentadas diariamente para mostrar como a criatividade e a inovação têm transformado o ensino nas salas de aula de Cariacica. Nesta quinta-feira (6) o projeto “Mosaico da Ancestralidade”, desenvolvido na Emef José Zacchi, em Flexal, chamou a atenção. A iniciativa, conduzida pela professora Irani Schneider Cardoso, valoriza a autoestima de meninas pretas e promove o reconhecimento da ancestralidade por meio da arte.

“O trabalho tem como objetivo valorizar as meninas pretas que, muitas vezes, têm uma autoestima baixa. As crianças pesquisaram mulheres negras que são referência e criaram mosaicos coloridos para representá-las. Assim, juntamos arte, abstração e ancestralidade e as crianças puderam se reconhecer”, explicou a professora.
Outro projeto apresentado nesta quinta (6) foi o “Aprendendo sobre sustentabilidade na prática”, da Emef Mariuza Sechin, que propôs ideias ecológicas para o Parque da Biquinha, como horta comunitária, energia solar e reaproveitamento da água da chuva.

“Aqui nós trouxemos ideias sustentáveis para o Parque da Biquinha, com energia solar limpa e renovável, horta comunitária, posto de coleta seletiva, reuso de água de chuva próximo ao banheiro, porque nós sabemos que o uso de água em banheiros é grande. E aí todo o processo de revitalização foi construído por eles e realizado com o meu auxílio”, contou.
Em dezembro, a Seme realizará o encerramento do ciclo do Boas Práticas 2025 com a premiação das melhores iniciativas do ano, reconhecendo os profissionais que se destacaram pela inovação, impacto e compromisso com a educação pública de qualidade.
Fique por dentro das nossas redes sociais
Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage, Cariacica/ES. CEP: 29.151-900.
Tel.: (27) 3354-5900
Atendimento - segunda a sexta, das 8 às 18 horas
CNPJ: 27.150.549/0001-19
Av. Alice Coutinho, 109, Vera Cruz, Cariacica/ES. CEP: 29.146-785.
Tel.: (27) 3354-5130
Atendimento: segunda a sexta, das 8 às 18 horas
Necrópoles: segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 às 18 horas